• Fenalaw Digital is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Gestão

Coaching jurídico ajuda a alavancar carreira de advogados

A carreira dos advogados é cheia de percalços e desafios. O mercado jurídico é competitivo e exige dos profissionais muito além de capacidade técnica. Outras habilidades e competências são diferenciais importantes nesse cenário, e uma boa forma de descobri-las é por meio do coaching jurídico.

A seguir, veja como esse método de desenvolvimento pode contribuir para que os advogados alavanquem suas carreiras.

O que é e como funciona o coaching jurídico?

Coaching jurídico é um trabalho destinado à área jurídica, seja acadêmica ou profissional. O coaching jurídico acadêmico auxilia estudantes universitários (OAB, TCC, mestrado etc.) e pessoas que prestam concursos públicos. Já o profissional é voltado para advogados, promotores, juízes e outros profissionais do Direito.

A ideia principal é, por meio de métodos e estudos personalizados, trabalhar todos os fatores que interferem no desempenho máximo da pessoa. Cada profissional lida com aspectos que bloqueiam ou que favorecem sem equilíbrio emocional e seus resultados, e o coaching jurídico lida com tudo isso.

Quando falamos de advogados, o método trabalha o aperfeiçoamento do profissional para que possa atender ao cliente da melhor forma e atingir seus objetivos com mais rapidez e êxito. Com as metas e os objetivos traçados conforme os interesses e sonhos, é possível alcançar o sucesso pessoal e profissional. 

Juliano Zimmer, master coach da SBCoaching, aponta que, “cada vez mais, advogados autônomos e escritórios de advocacia recorrem ao coaching para suportar tanto o desenvolvimento de planos de carreira para a progressão no mundo jurídico, quanto o desenvolvimento de competências necessárias para acelerar essa progressão, seja ela dentro de uma organização ou gerenciando a sua própria empresa”.

Quais as vantagens em fazer este programa?

O coaching jurídico é um aliado no aprimoramento das habilidades do advogado. Nesse processo, o profissional pode descobrir suas reais capacidades e corrigir deficiências, inclusive as falhas comportamentais que atrapalham o progresso na carreira.

Por meio desse método, o advogado consegue:

  • Desenvolver sua comunicação na profissão, assim como suas habilidades de argumentação, persuasão e oratória;
  • Eliminar comportamentos que comprometem o progresso da carreira no escritório ou no departamento jurídico;
  • Administrar melhor seu tempo, organizando a rotina de forma mais eficiente e ganhando em produtividade;
  • Equilibrar a vida profissional com a pessoal;
  • Obter novos clientes e aumentar sua rentabilidade;
  • Gerir o estresse, conhecendo os “gatilhos” que interferem em sua atividade e o desviam do foco;
  • Ter autocontrole, gerenciando suas emoções;
  • Expandir a consciência e, a partir disso, utilizar melhor seus talentos;
  • Planejar e gerenciar sua carreira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *