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Especialistas, Marketing

O inbound marketing traz resultados financeiros? Conheça um case de sucesso

O inbound marketing é excelente para criar e consolidar autoridade na Internet, tornar-se conhecido e atrair pessoas; mas será que tudo isso realmente traz resultados financeiros?

Neste artigo, vamos analisar o case de um pequeno escritório de advocacia que conseguiu um ROI de quase 1000% após 6 meses de execução de uma estratégia de inbound marketing digital. Leia e confira o que aprendemos com essa história!

Case de sucesso com inbound marketing: escritório de advocacia de pequeno porte

Um recente caso que tem se tornado referência para nós é o de um escritório de advocacia de pequeno porte, localizado em Curitiba, Paraná.

Com 6 meses de execução do projeto de inbound marketing personalizado para esse escritório, observamos um Retorno sobre Investimento (ROI) de quase 1000%.

Inbound Marketing - Jornada de Compra

Que aprendizado podemos tirar da análise desse case?

É possível ter um excelente retorno financeiro com inbound marketing

Ao citar os benefícios e objetivos do inbound marketing, fala-se bastante em construir autoridade, consolidar marcas e conquistar pessoas.

Estas expressões podem parecer vagas ou até mesmo imensuráveis, mas casos como o que mostramos acima são a prova de que todas essas ações também trazem resultados tangíveis.

Após 6 meses e cerca de R$15 mil reais investidos, o escritório de advocacia que atendemos foi exposto a quase 13 mil visitantes, dos quais 54 tornaram-se clientes, que contrataram em média R$ 2.760,00 em serviços advocatícios.

Ao fim desses 6 meses, o retorno sobre o investimento do escritório foi de 993%.

Estratégias de inbound marketing requerem tempo

Como é possível perceber no gráfico acima, o inbound marketing é um processo que requer tempo, pois é voltado para o médio e longo prazo.

Quem está há mais tempo provando a sua expertise por meio de conteúdo sério, confiável e relevante, ganha maior confiança do público. Com o tempo, essa confiança se traduz em vendas. Cerca de 6 meses foram necessários para atingir os resultados que mensuramos.

Considere, por exemplo, que dos quase 13 mil visitantes, 591 leads e 208 oportunidades de venda, muitos desses não fecharam a venda agora, mas podem vir a fechar no futuro. Há sempre um potencial para a formação de relacionamentos e conquista de clientes

Mas, mesmo sem considerar as projeções futuras, os resultados medidos até agora são bastante interessados, especialmente se considerarmos que foram alcançados em apenas um semestre.

O que é preciso entender sobre inbound marketing

O case analisado neste artigo é de um escritório de advocacia. Sobre isso, é importante saber que o marketing para a advocacia é diferente das demais áreas: há uma série de diretrizes estabelecidas pela OAB para que a publicidade seja feita de forma condizente com a essência da profissão, evitando a mercantilização.

Por isso, os projetos de inbound marketing jurídico devem ser elaborados com maior atenção.

Projetos de marketing para médicos, dentistas, psicólogos e outros profissionais da área da saúde também devem obedecer a algumas regras impostas pelos seus respectivos Conselhos Profissionais.

Por fim, independente de qual for a área do profissional ou empresa, é fundamental que a sua estratégia de marketing digital ou offline seja executada com constância, entregando conteúdo de qualidade durante todas as etapas do funil de vendas, e sempre medindo os resultados.

Na In Company, nós acreditamos no poder que o inbound marketing tem de gerar resultados sólidos a partir dessas ações.

Acreditamos nisso porque é o que temos visto ao planejar e executar estratégias de inbound marketing para nossos clientes, desde profissionais autônomos, clínicas e escritórios pequenos, até empresas de grande porte.

Temos também o cuidado de elaborar projetos personalizados, sem seguir fórmula ou roteiro padronizado, priorizando os objetivos e a identidade do profissional ou escritório.

Por Alexandre de Souza Teixeira.Head e Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 14 anos. 

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