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Como gerenciar equipes jurídicas em Homeoffice

Imposição de quarentena sobre milhares de advogados acostumados a rotinas presenciais acabou por trazer grande mudança de hábitos em uma grande parcela deles, pois tirando uma minoria acostumada ao mundo “pontocom” ou aos escritórios com práticas mais modernas, grande parte do mundo jurídico atua majoritariamente com uma rotina mais ou menos presencial

A imposição de quarentena sobre milhares de advogados acostumados a rotinas presenciais acabou por trazer grande mudança de hábitos em uma grande parcela deles, pois tirando uma minoria acostumada ao mundo “pontocom” ou aos escritórios com práticas mais modernas, grande parte do mundo jurídico atua majoritariamente com uma rotina mais ou menos presencial, de forma que seguem algumas dicas para o período de isolamento social:

  1. Manutenção ou alteração da rotina: Estudos mostram que existem diversos impactos psicológicos causados pelo isolamento social, como sintomas de stress pós-traumático, confusão e raiva. Assim a rotina profissional se torna peça chave na gestão da equipe. O Gestor deve manter ou então criar ao menos uma oportunidade de encontro virtual com toda equipe por semana. Ferramentas (inclusive gratuitas) não faltam. Se a natureza da equipe é mais social com happy hour, por exemplo, incentive esse momento de forma remota: cada um de sua casa comendo e bebendo algo compatível com esse momento.
  1. Estabelecer marcos de horário. Se o expediente vai das 9 as 18, por exemplo, cabe ao gestor um bom dia e um boa tarde virtual. Isso ajuda a mostrar que o expediente ainda vale em tempos de teletrabalho, e que passam a ser esperadas ações profissionais da equipe naquele intervalo. Sempre é recomendada uma abordagem gentil como: “já chegou no trabalho”, caso não tenha uma ferramenta como um comunicador interno que traga essa informação.
  1. Voz é bom, imagem é melhor ainda. Uma imagem vale mais que mil palavras, e para o teletrabalho essa máxima vale ainda mais. Usar os dispositivos telemáticos para ver a equipe, dar um sorriso, uma palavra de amizade, ajuda a aproximar e também motiva as pessoas a minimamente se cuidarem, evitando assim casos como o que gerou o desabafo do sócio nominal de uma grande banca que pegou colaboradores de pijama e ainda sem a higiene matinal férias.
  1. Atualização constante. A fase é de insegurança, muito provocada pela esquizofrenia legislativa que faz municípios, estados e federação baterem cabeça, enquanto que outro tanto vem da própria ignorância de como vai ser o mundo depois dessa crise tão peculiar. Então, nada melhor do que dividir a temperatura das águas com os colaboradores. Logicamente um gestor possui informações confidenciais, mas sempre que for possível, é aconselhável ser um canal de tranquilidade – ou de transparência para as equipes. Técnica também conhecida como mão no cavalo.
  1. Reinvenção constante. A LGPD era a queridinha da vez, enquanto os tributárias e trabalhistas andavam cabisbaixos. Nada como um dia após o outro, quando tudo virou de cabeça para baixo. Por isso, fundamental que o gestor incentive uma atualização de conteúdo, ou uma exploração em área conexa, tipo job rotation jurídico. Isso permite não somente o reforço em áreas que se tornaram chaves, a ocupação de eventual tempo ocioso, como também a chance dos advogados mostrarem habilidades e competências fora do esperado, trazendo inclusive oportunidades de negócios para a instituição, o que pode ser o diferencial na hora de eventual corte para redução de custos que já se mostra como uma realidade.
  1. Empatia e bom humor sempre. Ao serem confinados às suas casas, todos foram expostos à própria realidade, que pode ser mais ou menos agradável. “Nos deram espelhos, e vimos um mundo doente”, como cantado por Renato Russo. Assim, calls serão interrompidas por crianças, gatos subirão nos teclados e cães vão roubar a cena de apresentações. Divergências entre ficar ou sair de casa às vezes serão reflexos dessas realidades, e nem sempre a tecnologia será uma aliada. Então cabe ao gestor ser o primeiro a liderar e saber conduzir com bom humor e temperança esses imprevistos todos que vão acontecer.

Essas são apenas algumas dicas para tentar manter o equilíbrio e valorizar as pessoas, porque advocacia de qualidade, interna ou externa é feita por pessoas acima de tudo, e quem sair dessa crise com uma equipe forte, certamente sairá na frente.

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