Teve início nesta quarta-feira (24/10), a Fenalaw – o maior encontro jurídico do país. Nesta edição de 15 anos, a abertura foi com o economista Ricardo Amorim, que falou sobre as perspectivas da economia para os próximos anos.
Com uma análise do crescimento ao longo das décadas, o especialista destacou algumas oportunidades que o Brasil tem de crescer economicamente. “Neste cenário, o Brasil vai crescer muito mais do que as pessoas estão imaginando, porque foi o que aconteceu nas saídas de todas as crises econômicas”, afirma.
Oportunidades de crescimento econômico no Brasil
Segundo ele, o consumo voltará a crescer, fazendo surgir a nova classe média. “Esse crescimento traz oportunidades para todos os setores, especialmente para os de saúde e educação”, explica.
Outra área que oferece grandes oportunidades é a agricultura. Amorim mostrou que apenas 9% de toda a área agricultável do Brasil é plantada. Essa oportunidade puxa o crescimento principalmente para as regiões do interior, que estão com mais chances de se desenvolver que as capitais.
Amorim também destaca que a indústria vem se recuperando principalmente pela economia no custo de produção. Para ele, isso é consequência da Reforma Trabalhista, que fez com que essas empresas pudessem reduzir seu risco jurídico de contratação.
Por fim, o economista enfatiza a importância das empresas investirem em tecnologia. “Nos últimos 15 anos, a economia cresceu mais do que qualquer outro período”, diz. Para ele, o setor jurídico precisa aproveitar a oportunidade de inserir a tecnologia para aumentar sua produção.
Os principais assuntos do mercado jurídico estão na Fenalaw
A maior Fenalaw de todos os tempos já começou. O evento acontece no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital paulista, das 9h às 19h, até sexta-feira (26/10). A previsão é receber mais de 4.500 profissionais de departamentos jurídicos e escritórios de advocacia de todo o país.
A programação de conteúdo da Fenalaw conta com mais de 270 palestrantes, organizados em diversos auditórios simultâneos que vão abordar assuntos relacionados com: Compliance, Direito Trabalhista, Tecnologia e Direito Digital, Marketing Jurídico, Direito Tributário, Direito para o Agronegócio, Contratos, Indicadores de Desempenho, PME - Pequenos e Médios Escritórios, Departamentos Jurídicos e Escritórios de Advocacia.