Fenalaw faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

MIndset - Palestra Fenalaw

Estratégias de mindset podem ajudar advogados a potencializar resultados

É possível aumentar o potencial da sua mente e, com isso, atingir um novo nível de resultados. Saiba mais!

É possível aumentar o potencial da sua mente e, com isso, atingir um novo nível de resultados. Essa é a proposta do mindset flexível, tema da palestra de Gaya Machado, jornalista, doutoranda em psicologia e mestre em comunicação, durante a plenária de abertura da Fenalaw 2019.  

“Por mais que hoje tenhamos aqui escritórios que lidam com clientes B2B e B2C, é importante citar que vivemos agora na era do H2H – humanos para humanos”, comentou. “Precisamos entender de tecnologia sim, mas também da tecnologia humana. Precisamos compreender nossas possibilidades e ferramentas, para saber como elas podem ser potencializadas”, disse.

Observar x prestar atenção

Com recursos práticos, a palestrante demonstrou que palavras são gatilhos mentais, capazes de disparar experiências. “Usamos muito a expressão ‘presta atenção no que você está fazendo de errado’. Quando fazemos isso, direcionamos nossa atenção ao erro e focamos nele – o que nos impede de encontrar soluções”, explicou. “Observar é diferente. Precisamos observar o todo para ampliar as possibilidades e encontrar saídas que estão inicialmente fora do seu radar”, completou.

Para a especialista, só é possível alcançar resultados extraordinários quando observamos e mapeamos as possibilidades. “Temos o hábito de ver as mesmas coisas, mas sem enxergar as possibilidades”, comentou. “Achamos que somos experts em prever como as coisas vão acontecer, mas repetidamente falhamos. Acreditamos com frequência que as grandes mudanças ficaram para trás e, por isso, não nos preparamos para as próximas”, analisou.

Grandes mudanças estão por vir

A consequência de acreditar que as mudanças já aconteceram é que tomamos nossas decisões para o futuro baseados em como pensamos hoje, sem considerar que as coisas não mudar. “As tecnologias que resolviam os problemas de antes não resolvem os de hoje. E as que resolvem os problemas de hoje, não resolverão os problemas de amanhã. Precisamos nos preparar, sempre”, defende.

Para Gaya, a solução é simples: mindset. É preciso lutar contra o hábito do cérebro de lidar automaticamente com as situações, sem se adaptar às mudanças. “Precisamos reprogramar nosso cérebro para agir de outras formas”, defende.

“É preciso abandonar o mindset fixo – que acredita que a inteligência é estática, evita desafios e se sentem ameaçados pelo sucesso alheio – e substituí-lo pelo mindset flexível – que enxerga a inteligência como um meio a ser desenvolvido, assume os desafios e aprende trabalhando em equipe”, explicou aos presentes.

Defendendo a neuroplasticidade cerebral, que permite que o cérebro siga se desenvolvendo, a partir dos estímulos corretos, a palestrante concluiu dizendo que a tecnologia existe para tornar os seres humanos indispensáveis nas habilidades que os tornam únicos. “O principal fator de mudança para o cérebro é o comportamento. Nada transforma mais o cérebro do que a prática”, finalizou.  

A Fenalaw 2019 acontece até dia 25/10, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Ainda dá tempo de se credenciar e participar do principal evento jurídico da América Latina:

cred_970x90.gif

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar