Fenalaw faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Automação de processos gera menos custos

Gestão automatizada pode gerar economia para o escritório; confira!

Palestra de Fabiana Saturno, na Fenatalks, trouxe cases reais que provam que automação gera redução de custos

Entender e simplificar a necessidade do cliente. Esse deve ser o primeiro objetivo da empresa antes da automatização de qualquer processo em um escritório de advocacia. Foi o que afirmou Fabiana Saturno, advogada e diretora de implantação da TWT Info, durante sua palestra no Fenatalks, área de palestras gratuitas dentro da Fenalaw 2019.  

“Antes de falar de redução de custo, é preciso entender o que é a automação e para que ela serve”, comentou. “Todos queremos reduzir custos, principalmente no cenário de crise que vivemos, mas é preciso focar primeiro em identificar e corrigir os problemas”, explicou aos presentes.

Reunindo conceitos sobre sistemas jurídicos, planilhas dinâmicas, Power BI e robôs de execução de tarefas, a palestrante ilustrou com cases reais de que forma é possível reduzir custos com inteligência e automação. “Um sistema jurídico que integra sistemas e setores diferentes do escritório diminui a necessidade de impressões e processos físicos, como imprimir comprovantes e transportá-lo entre os setores, por exemplo”, trouxe.

Como identificar a redução de custos?

Saturno listou aos ouvintes da palestra que é possível perceber a redução de custos em diversos pontos do escritório. “O primeiro pensamento da redução de custos é sempre a redução no quadro de funcionários”, disse. “Essa é uma abordagem que causa estresse e tensão entre os profissionais da empresa. Além disso, é possível reduzir os custos com funcionários sem reduzir a equipe”, explicou.

A palestrante comentou, por exemplo, que automatizar um sistema ou processo pode eliminar a necessidade de ampliar a equipe em épocas de grande demanda e também diminuir os gastos com hora extra, tornando os processos mais ágeis e simples. “A tecnologia também permite que muito do trabalho seja executado remotamente, em home office. Isso diminui a necessidade de espaços físicos tão extensos e também gera uma redução de custos, mesmo que indireta”, completou.

Como alcançar o resultado esperado?

Fabiana Saturno lista três passos para alcançar bons resultados com a automação de processos:

- Software de gestão com todas as informações;

- Implantação eficaz do sistema;

- Fluxos de trabalho bem definidos;

 A Fenalaw 2019 acontece até dia 25/10, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Ainda dá tempo de se credenciar e participar do principal evento jurídico da América Latina:

cred_970x90.gif

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar