Fenalaw faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Networking no mundo jurídico 4.0 - Benedito Vilella

Networking no mundo jurídico 4.0: dicas práticas para se relacionar na sua área

Netwotking 4.0 deve usar as ferramentas digitais, mas interações ao vivo ainda são indispensáveis. Confira mais na palestra de Benedito Villela, na Fenatalks!

Temos todo tipo de aplicativos e softwares conectando as pessoas. Mas elas servem de fato para promover relacionamentos? Foi com esse questionamento que Benedito Vilella, Head Legal da Nors Brasil e membro do conselho consultivo da Fenalaw 2019, abriu sua palestra no Fenatalks. Com o tema “Networking no mundo jurídico 4.0”, o palestrante citou exemplos práticos de como melhorar o relacionamento profissional e aproveitar o potencial das ferramentas digitais.

“Vemos constantemente uma quantidade enorme de posts sobre tudo o que está acontecendo, praticamente em tempo real, sobre o que está sendo dito e sobre como as pessoas são especiais. Mas precisamos entender que nenhuma das redes sociais é o mundo real – elas não resumem a vida das pessoas”, comentou.

Divulgação de vagas via whatsapp: as novas oportunidades de networking

Dividindo com os presentes um case de sucesso que começou por acaso, Vilella contou como uma lista de transmissão de vagas para colegas se tornou uma iniciativa coletiva de conexão entre candidatos, headhunters, RHs e consultores. “Em fevereiro de 2018 eu criei uma lista de transmissão com 15 pessoas, para divulgar as vagas que chegavam a mim. Em um ano, esse número cresceu para 900 pessoas cadastradas”, contou.

A experiência rendeu uma indicação ao prêmio do INSPER, lições e insights: a partir dos feedbacks dos participantes, Vilella compreendeu as limitações do formato e da ferramenta. “Uma das limitações era a monodependência, já que a lista dependia apenas de mim, além da geolocalização. O fato de eu estar e trabalhar em São Paulo não me permitia atender a demanda de vagas fora do estado, por exemplo. Além disso, meu Whatsapp travou com a demanda de novos inscritos”, listou.

Corrigir esses pontos exigiu a troca de plataforma, em uma migração para o Telegram, e a construção de um time multidisciplinar. Hoje, são 25 administradores, entre consultores, headhunters e representantes de RH em departamentos jurídicos. “Muitos me sugerem abrir uma consultoria jurídica, mas precisamos entender que nem todas as nossas ações precisam ser monetizadas. Precisamos ser mais colaborativos e agregar valor às nossas ações”, defendeu durante a palestra.

Dicas para um networking eficiente no mundo 4.0

Para o palestrante, a partir de suas experiências e trocas com outros profissionais, um networking eficiente no mundo 4.0 exige experiências reais que agreguem significado e valor às relações. “As estratégias que davam certo para conseguir uma vaga em 2008 e 2015, por exemplo, não funcionam mais”, explicou. O que fazer, então? “Precisamos entender como as empresas passaram a contratar após a crise. Cada empresa contrata de uma forma e conhecer a cultura corporativa da empresa é fundamental. Uma carta de apresentação junto ao currículo, explicando sua relação com a vaga, pode fazer toda a diferença”, aconselhou.  

“O problema do network 4.0 é que as pessoas acham que clicar um botão para se conectar via LinkedIn é o suficiente para fazer o networking. Não é. Não existe nenhuma tecnologia que vá fazer sozinha tudo por você”, defendeu, sugerindo a inclusão de uma mensagem pessoal para cada nova conexão, se apresentando e justificando o convite.

Outras dicas para melhorar seu networking

- Visitar palestras e eventos – mas não apenas visitar: interagir, conversar, se conectar com os colegas;

- Escrever artigos – plataformas como o LinkedIn são ótimos espaços para expor sua opinião e comentar novidades ou particularidades do seu setor;

- Se manter atualizado – seguir estudando e se atualizando é fundamental para se manter relevante;

- PRIORIZAR O REAL ao virtual – por mais que as experiências online sejam relevantes, nenhum networking é mais valioso do que o relacionamento ao vivo.

Confira artigos do palestrante, Benedito Vilella, no Fenalaw Digital.

Confira outros destaques da cobertura da Fenalaw 2019 aqui no canal.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar