Fenalaw faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

shutterstock_778654396.jpg

Por que cyber security eficiente ainda é um desafio no Brasil?

Precisamos ser mais rápidos em nossas ações de defesa, afinal as empresas pagam para se proteger, assim é preciso trabalhar em inteligência e eficiência. “Quando pulam o muro temos que saber se soltamos o cachorro, se atiramos ou se pedimos para a pessoa pular de volta”, compara o diretor cyber da Kroll, Bruno Cavalhero. Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) deve existir protocolo de ações, um programa de privacidade e boas-práticas, de como fazer durante o “caos”.

“A crise é proporcional ao despreparo. A empresa é geralmente acionada via manchetes. Tem que ser esse o gatilho? Não é melhor que o time de prevenção alertasse a empresa? Que houvesse um comitê? A gestão de risco deve ser pautada de acordo com os passos a serem tomados”, afirma o executive diretor da EY cyber response & privacy forensic & integrity services, Daniel Tupinambá.

Ainda de acordo com o executive diretor, um dos aspectos estimulados pela empresa é a preparação e ensaio, entretanto, culturalmente na América Latina esse não é um hábito das empresas, assim é necessário realizar simulações a fim de observar o patamar de proteção das companhias.

“Quando pulam o muro temos que saber se soltamos o cachorro, se atiramos ou se pedimos para a pessoa pular de volta”, compara o diretor cyber da Kroll, Bruno Cavalhero. Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) deve existir protocolo de ações, um programa de privacidade e boas-práticas, de como fazer durante o “caos”.

O consulting system engineer na Cisco Systems, Fernando Zamai, reforça as opiniões acima lembrando que precisamos ser mais rápidos em nossas ações de defesa, afinal as empresas pagam para se proteger, assim é preciso trabalhar em inteligência e eficiência. “Hoje a eficiência da segurança é questionada, pois tem muito vazamento".

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar