Fenalaw faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Hábitos que roubam sua produtividade

5 hábitos que roubam sua produtividade

Confira os hábitos ladrões da produtividade e veja como lidar com eles!

Existem muitos hábitos negativos que atrapalham a produtividade do advogado no escritório. E, além de afetar o fluxo de trabalho e a lucratividade do negócio, também pode atingir a saúde psicológica do profissional, que se sente mal por não conseguir realizar suas atividades e se desmotiva no exercício da profissão.

Pensando em resolver a situação, pontuamos 5 hábitos que roubam sua produtividade - e o que fazer para tirá-los de vez da sua rotina!

Procrastinar

Procrastinar é deixar para depois. É uma atitude comum para os profissionais que acreditam estar no controle do tempo. Por isso, passam minutos ou horas sem fazer nada relacionado ao trabalho. Mas deixar a tarefa para depois prejudica bastante a sua produtividade. 

Para evitar isso, quando tiver um “tempo sobrando”, algo raro para os advogados, adiante suas tarefas. Organizar a rotina é uma ótima ideia também.

Não planejar

Advogados que não planejam sua semana de trabalho podem se perder no meio de tantas atividades. Tentar realizá-las ao mesmo tempo pode acabar com sua produtividade, já que, nem sempre, ser multitarefas é vantajoso. 

Por isso, antes de começar a semana, dê uma olhada na sua agenda para planejar a execução de suas atividades e compromissos. Lembre-se sempre dos prazos e, considerando eles, coloque como prioridade as tarefas mais difíceis. 

O advogado que pensa em suas atividades preventivamente, consegue pensar nas melhores estratégias de trabalho. Isso contribui muito para a produtividade.

Utilizar excessivamente mídias sociais 

WhatsApp, e-mail, redes sociais... Vivemos na era da hiperconectividade. Mas essas mídias sociais realmente podem tomar bastante tempo de qualquer pessoa. Quem se torna viciado nelas, coloca tudo a perder. Não é possível trabalhar com produtividade se você chegar seu smartphone a cada 10 minutos. Esse tempo fará falta depois.

Tenha em mente que as pessoas produtivas não permitem constantes interrupções quando estão trabalhando. É um modo de focar no que está sendo feito. Pense nisso, e separe um tempinho nos seus intervalos para responder às mensagens, aos e-mails, e dar uma olhadinha nas redes sociais. 

Ser perfeccionista

Os advogados bem sucedidos que você conhece certamente são excelentes profissionais, de notório saber jurídico. Mas é provável que eles controlem sua ambição de serem perfeitos o tempo todo. Porque ser perfeccionista pode atrapalhar bastante seu fluxo de trabalho. E o motivo é simples. Como diz Jodi Picoult, escritora norte-americana, "Você pode editar uma página ruim, mas não é possível editar uma página em branco".

É comum que um advogado, ao escrever uma peça ou se preparar para uma audiência, passe por um processo criativo, que demanda tempo, concentração e organização. Somente assim as ideias fluem. No entanto, aqueles que são perfeccionistas travam na hora de começar, e pensam que nada daquilo é suficiente. 

Por isso, trabalhe bastante o nível de exigência e de expectativas que você se impõe para que a busca pela perfeição não o paralise ou o deixe ansioso. É a fórmula pronta para atingir a produtividade.

Ter hábitos pouco saudáveis

Dormir pouco, não praticar atividades físicas, ingerir muito açúcar, não separar um tempo para amigos e família. Todas essas ações são grandes vilões da produtividade. O advogado e qualquer outro profissional deve adotar hábitos saudáveis no seu dia a dia para que seu corpo e sua mente estejam dispostos e descansados para o trabalho.

A glicose, por exemplo, precisa estar em concentração equilibrada no corpo. Pouca glicose deixa você cansado, lento e sem foco. Muita glicose o deixa nervoso, agitado e incapaz de se concentrar. Ao pensar em sua alimentação, considere esse fato. Evite os alimentos que dão um “boom” de energia e prefira carboidratos complexos que liberam energia gradativamente.

Quanto ao sono e às atividades de lazer, eles são os responsáveis diretos por nossa energia física e mental. E produtividade está relacionada à capacidade de pensar e de ser criativo. Sempre pense em fazer pausas durante o trabalho e evite levar trabalho para casa. Seja rigoroso com seus horários para que você se sinta equilibrado para o próximo dia. 

Evitar os hábitos que roubam sua produtividade é um grande passo para se tornar um profissional de destaque. Com mais tempo disponível, você aproveita suas horas para ser estratégico em seu negócio. Cuide-se!

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar