Compliance é um conjunto de ferramentas estratégicas que orientará o comportamento da empresa no seu mercado de atuação e a atitude de seus funcionários. A adoção de padrões éticos pelas empresas tem sido uma prática muito exigida pelo mercado e pelos stakeholders (fornecedores, clientes, parceiros, funcionários e outros). Neste mesmo sentido, nos últimos anos, o destaque vem sendo algo ainda maior: o compliance empresarial.
Principais desafios para adotar o compliance
Para Flávio Franco, Diretor Jurídico no Grupo NetShoes, há muito a ser feito para que as empresas e os profissionais responsáveis por essa área consigam, de fato, adotá-la.
1: Falta de headcount
A falta de headcount é a falta de pessoal exclusivo para compliance. De acordo com Flávio, “Legal e Compliance, geralmente, estão sob o comando de um mesmo profissional, uma vez que as empresas não disponibilizam mais pessoas para a área. Para executar as duas funções ao mesmo tempo, o profissional tem que contar com o apoio irrestrito da organização, pois algum negócio pode ser legal, mas não ser ético, e a função de Compliance exigir um ‘no go’”.
2: Falta de budget
Já a falta de budget é a ausência de recursos para a área. Há muitas práticas gratuitas que podem ser adotadas na compliance, como participação em associações, ações coletivas, treinamentos de combate à corrupção. Mas a área precisa de um orçamento próprio que, em muitos casos, não existe.
3: Falta de comprometimento
Por fim, a falta de comprometimento é a ausência de apoio dos líderes ao profissional de Compliance. Sem isso, não há como realizar um bom trabalho de aculturamento e de fortalecimento da integridade.
A importância do compliance para uma empresa é inestimável. Os benefícios que ele pode proporcionar impulsionam o crescimento de qualquer organização. Reputação, transparência, credibilidade e confiança são difíceis de conquistar, mas com a compliance é possível.