Fenalaw faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

desafios-compliance

3 desafios para a adoção do compliance

Compliance é um conjunto de ferramentas estratégicas que orientará o comportamento da empresa no seu mercado de atuação e a atitude de seus funcionários. A adoção de padrões éticos pelas empresas tem sido uma prática muito exigida pelo mercado e pelos stakeholders (fornecedores, clientes, parceiros, funcionários e outros). Neste mesmo sentido, nos últimos anos, o destaque vem sendo algo ainda maior: o compliance empresarial.

Principais desafios para adotar o compliance

Para Flávio Franco, Diretor Jurídico no Grupo NetShoes, há muito a ser feito para que as empresas e os profissionais responsáveis por essa área consigam, de fato, adotá-la.

1: Falta de headcount

A falta de headcount é a falta de pessoal exclusivo para compliance. De acordo com Flávio, “Legal e Compliance, geralmente, estão sob o comando de um mesmo profissional, uma vez que as empresas não disponibilizam mais pessoas para a área.  Para executar as duas funções ao mesmo tempo, o profissional tem que contar com o apoio irrestrito da organização, pois algum negócio pode ser legal, mas não ser ético, e a função de Compliance exigir um ‘no go’”.

2: Falta de budget

Já a falta de budget é a ausência de recursos para a área. Há muitas práticas gratuitas que podem ser adotadas na compliance, como participação em associações, ações coletivas, treinamentos de combate à corrupção. Mas a área precisa de um orçamento próprio que, em muitos casos, não existe.

3: Falta de comprometimento

Por fim, a falta de comprometimento é a ausência de apoio dos líderes ao profissional de Compliance. Sem isso, não há como realizar um bom trabalho de aculturamento e de fortalecimento da integridade.

A importância do compliance para uma empresa é inestimável. Os benefícios que ele pode proporcionar impulsionam o crescimento de qualquer organização. Reputação, transparência, credibilidade e confiança são difíceis de conquistar, mas com a compliance é possível.

TAG: compliance
Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar