Fenalaw faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

coaching-juridico-dicas

3 dicas de coaching jurídico para alavancar a carreira de advogado

O que um advogado deve fazer para alavancar sua carreira? O coaching jurídico é uma opção, já que sua ideia principal é aplicar processos e ferramentas para melhorar suas capacidades e habilidades.

Dr. Nilson Albuquerque, Advogado da União e Fundador do Juridical Coaching, destaca a importância da motivação nesse processo. “A melhor forma de alimentar a verdadeira motivação é ter uma visão clara do seu porquê, é isso que vai ser a fundação e que irá sustentar o seu desejo de conquistar um objetivo específico, reforçando diariamente a energia mental necessária para colocar em prática o plano de ação, independentemente de estar animado ou não o tempo todo".

O trabalho do coach é essencialmente de comunicação, já que ele transmite ideias e linhas de raciocínio - mas o trabalho é todo do advogado.

E como fazer isso? Seguindo essas dicas de coaching jurídico, é possível ter um processo contínuo de autodesenvolvimento pessoal e profissional, alavancando a carreira:

1: Trace um plano de metas, objetivos e carreira

O início do processo de coaching jurídico depende da análise e da identificação de quais são os pontos fracos do advogado, as prioridades que devem ser trabalhadas no processo, bem como as metas e objetivos na carreira. Com base nesse plano, é possível ser mais produtivo e alinhar as expectativas.

Dentro disso, estabelecer um plano de carreira é fundamental. É a partir dele que as ações do advogado são detalhadas para cumprir suas metas e objetivos. Com isso, também é mais fácil visualizar as responsabilidades e os desafios.

2: Invista em gestão emocional

Advogados são profissionais que lidam com conflitos diariamente e em vários níveis. É fundamental, diante desse ambiente “belicoso”, se manter equilibrado e imparcial, para que a negatividade não tome conta do estado emocional. Para tanto, é preciso desenvolver técnicas e métodos que ajudem o profissional a ter uma boa gestão dos seus sentimentos.

Autoconhecimento e autocontrole são adquiridos a partir do momento em que se conhece as forças e as fraquezas, as crenças limitantes, e os gatilhos de sentimentos inconstantes e negativos. Ao conhecê-los, é possível entender como evitá-los, o que eleva a autoconfiança e a autoestima.

3: Administre o tempo e o estresse

Quais as situações que o atrapalham em sua rotina e que comprometem sua produtividade? Uma má gestão do tempo causa estresse e atrapalha o alcance dos objetivos na carreira. Por isso, organizar a agenda e priorizar tarefas é fundamental para atingir o sucesso.

Ao mesmo tempo, identificar outras causas que alteram o nível de estresse e provocam ansiedade é essencial, porque o estresse interfere na produtividade - e sua carreira depende disso, certo?

O coaching jurídico é um método de desenvolvimento interessante que pode ajudar a alavancar a carreira de advogados. Cada coach prioriza algumas ferramentas específicas, mas todos têm o mesmo objetivo: a realização profissional e pessoal de seu cliente. E você, já adota essa metodologia? 

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar