Fenalaw faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

escritorio-advocacia

Desafios ao novo escritório de advocacia

O desafio que se apresenta no momento é de transformar Escritórios de Advocacia em Empresas prestadoras de Serviços Jurídicos e isso não se faz da noite para o dia e nem somente com a adoção de tecnologia. A grande mudança está em como encarar as novas necessidades do mercado e reagir a elas com a rapidez que ele espera.

O mercado em geral (e escritórios estão inseridos nele) espera encontra empresas ágeis, que prestem excelentes serviços e que tenham preços competitivos. Simples assim!

Como se tudo isso não bastasse, ainda existe a pressão exercida pela própria mudança no comportamento da sociedade, cada vez mais conectada com tudo, todos e ao mesmo tempo, gerando mais e mais a sensação de urgência e expectativa por resultados imediatos em toda ela.

Partindo-se dessas premissas, as “empresas prestadoras de serviços jurídicos” precisam adotar a formula:

Muito trabalho e dedicação, preocupação constante em otimizar a utilização de todos os seus recursos (fazer mais com menos), muito investimento em pesquisa e desenvolvimento, atenção constante às mudanças do mercado e adaptando-se rapidamente a ele, utilizar o máximo possível tudo que a tecnologia tem a oferecer e por fim (e não menos importante) ter uma visão preditiva bastante aguçada propondo soluções inovadoras e sem medo de errar !

Em outras palavras:

- Conhecer e saber utilizar as técnicas de gestão de uma empresa moderna inserida no mercado competitivo.

- Gerenciar melhor sua equipe e seus talentos pela adoção de desafios motivadores e utilização “KPI´s” específicos além de planos de carreira moderno e adaptado à novas gerações.

- Utilizar ferramentas de Marketing institucional de modo a incrementar sua participação no mercado por meio das modernas técnicas de participação e projeção na mídia digital.

- Empregar uma gestão empresarial para gerir econômica, financeira e estrategicamente sua empresa com auxílio de softwares de ERP, BI, etc.

- Conhecer e saber utilizar as novas tecnologias, sabendo extrair delas o máximo proveito para encontrar agilmente as informações necessárias à produção de seu documento jurídico pela ajuda de robôs de busca e/ou softwares de inteligência cognitiva.

- Organizar e utilizar corretamente seu conhecimento estratégico (explicito e tácito), com utilização de sistemas de Gestão do Conhecimento (KM).

- Usar intensivamente sistemas de predição, analisando estatisticamente dados internos e externos, jurisprudências e decisões anteriores de tribunais e magistrados.

- Utilizar as tecnologias de geração de seus documentos por meio de softwares de “document automation” agilizando a produção e análise de documentos.

- Utilizar modernas ferramentas de comunicação e de colaboração interna entre seus profissionais e externas com clientes e parceiros, visando sempre o aumento da eficiência e produtividade.

Resumindo: ser eficiente, produtivo e competitivo !

* José Paulo Graciotti é consultor, autor do livro “Governança Estratégica para escritórios de Advocacia”,  sócio da GRACIOTTI Assessoria Empresarial, membro da ILTA– International Legal Technology Association e da ALA – Association of Legal Administrators. Há mais de 28 anos implanta e gerencia escritórios de advocacia - www.graciotti.com.br

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar