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Vantagens da mensuração na gestão do contencioso

Por meio da leitura correta desses indicadores, é possível utilizar esses dados para prever e prevenir certas ações. Podemos dizer que os KPI são como um termômetro interno, que indica o grau de resultados da gestão do contencioso e do departamento jurídico como um todo. O maior benefício disso é ter uma visão sistêmica, conectada com a empresa.

A partir do momento em que se conhece e se aplica corretamente essas ferramentas, o gestor consegue avaliar as falhas e fraquezas, bem como proceder à correção e à melhoria. Se existem etapas deficientes, o resultado da aplicação dos indicadores apontará o erro. Em alguns casos, por exemplo, é preciso ajustar as metas da gestão do contencioso para ser mais condizente com a realidade do mercado e da empresa.

Isso só será possível por meio dos dados provenientes do uso de indicadores de desempenho. Com essa informação, o gestor terá uma base confiável e sólida para pautar suas decisões e traçar suas estratégias.

Vantagens da mensuração na gestão do contencioso:

  • Visão sistêmica sobre a atividade do departamento, inclusive sua conexão com os objetivos empresariais;
  • Compreensão das relações de causa e consequência dentro da organização, que geram efeitos no contencioso;
  • Identificação e avaliação das falhas e fraquezas, com suas consequentes melhorias;
  • Informações suficientes para tomar decisões fundamentadas e traçar estratégias mais adequadas ao negócio;
  • Entendimento mais preciso dos objetivos do departamento jurídico, que passa a ser visto como um viabilizador de negócios.

Indicadores de desempenho

Os indicadores podem indicar o grau de resultados do departamento jurídico em determinada atividade ou área. São inúmeros deles, que pode se ligar à lucratividade do escritório, ao retorno obtido de certos investimentos, ao engajamento das equipes, dentre outros.

O retorno sobre o investimento (ROI) avalia quanto cada investimento beneficiou o departamento jurídico. A aquisição de móveis, sistemas de gestão e equipamento aumentaram a produtividade da equipe e, consequentemente, a receita da empresa? Se sim, o ROI dele é positivo. Esse indicador é fundamental para subsidiar decisões estratégicas e priorizar investimento.

O percentual de lucratividade é um indicador fundamental para o sucesso na gestão do contencioso. Sem operações que dão lucro, é impossível manter o departamento, seja em relação à sua equipe ou aos fornecedores. A relação entre lucro e receitas facilita a medição da capacidade do departamento jurídico de honrar seus compromissos.

Já o nível de engajamento dos funcionários diz respeito à assiduidade, que leva em consideração faltas, atrasos e acidentes de trabalho. Ele é um indicador fundamental para o desempenho do departamento. Caso ele não esteja satisfatório, o gestor deve criar programas de incentivo para lidar com o problema.

Alexandre Viola, co-fundador e CEO da Justto, aponta que entender as motivações que impedem o alcance das metas é um dos cuidados na hora de medir os indicadores. Ele cita como exemplo o indicador de redução do passivo judicial. "[se ele] não está atingindo a meta, o prestador de serviço externo não está alinhado com o departamento ou a estratégia de acordos ou defesa não foi bem estruturada? A prestação de serviços jurídicos sempre foi muito pautada numa prestação 'de resultado'. Ou seja, o tomador do serviço passa um problema para o prestador e ele devolve uma solução: não existe ainda uma cultura de controle do processo dessa prestação. Isso causa uma assimetria de informação entre o departamento e o escritório que pode levar a leituras muito erradas de indicadores".

Este e outros temas sobre mensuração serão discutidos durante a Fenalaw, que acontece de 24 a 26 de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

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