Fenalaw faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

shutterstock_360688832.jpg

Como aplicar o legal design visual law no seu escritório?

Métodos, como legal design visual law, são focados na experiência do usuário ou cliente. Você sabe como aplicá-lo em seu escritório?

Uma das consequências da transformação digital no Direito ultrapassa soluções de gestão, como o software jurídico, ou inteligência artificial. Métodos de trabalho também se revolucionaram, como legal design visual law. 

Centrado na experiência do usuário/cliente, essa metodologia ainda é utilizada de forma tímida diante da dificuldade em implementá-la. Por isso, abordamos as principais etapas para que você organize o legal design visual law em seu escritório. Acompanhe!

O que é legal design visual law?

Legal Design é a aplicação do Design Thinking ao ramo jurídico. A abordagem se baseia em conceitos de design e no componente humano das questões. Ela visa à resolução de problemas do cliente jurídico de forma inovadora e criativa. Para conduzir esse processo, pode-se utilizar o visual law, que traz a imagem como forma de interação com os usuários em documentos jurídicos, como contratos, pareceres e petições.

A advogada Lilian Coelho, Coordenadora do Núcleo de Legal Design e Visual Law do Escritório Faria, Cendão & Maia Advogados (FCM LAW), explica:

“A infinidade de recursos visuais disponíveis, quando bem utilizados, podem transformar uma mensagem jurídica em um texto claro e compreensível para qualquer pessoa. E não me refiro apenas a imagens, gráficos, qrcodes, mas também à leveza do próprio texto, à melhora no espaçamento, ao uso de termos e expressões claras, a acessibilidade de adaptar uma leitura com fontes maiores ou quem sabe até a transcrição de um contrato em áudio para quem não sabe ler. Isso é tornar o Direito Visual ou simplesmente o Visual Law”.

Esse modelo inovador vem sendo cada dia mais conhecido no Direito, mas ainda há dificuldades para aplicar legal design visual law. Então, por onde começar?

Como organizar legal design e visual law?

Os responsáveis por organizar legal design visual law no departamento jurídico ou no escritório de advocacia devem, inicialmente, compreender a essência desse processo focado em inovação: o ser humano. Neste caso, o usuário do serviço jurídico. Para Lilian, antes de colocá-lo no foco das atitudes do escritório, é preciso que ocorra a mudança de cultura, de “mindset”. 

Afinal, a estratégia de negócios muda bastante. Ela passa a enfatizar a colaboração, a observação, o aprendizado rápido, os protótipos de conceito rápido e a análise de negócios simultâneos voltados para a compreensão do cliente.

Etapas de implementação

O primeiro passo é compreender as reais necessidades de seus clientes, sendo este relacionamento a peça-chave do modelo. Com acolhimento e escuta atenta, os profissionais e gestores conseguem implementar legal design visual law. Em seguida, podemos dividir a implementação em 6 etapas:

  1. Observação e pesquisa: os envolvidos são entrevistados sob a ótica da empatia, o que possibilita a convergência de olhares;
  2. Ponto de vista: a partir dos dados levantados na compreensão do problema, há uma convergência do pensamento;
  3. Ideação: a pesquisa se transforma em diretrizes e soluções tangíveis;
  4. Prototipagem: as ideias passam para o plano concreto, e os protótipos medem as percepções sobre a solução proposta;
  5. Teste ou validação das ideias: realização de testes dos protótipos e das hipóteses;
  6. Iteração: absorção de feedbacks (até a etapa de testes), permitindo a adaptação do modelo para encontrar a melhor solução.

A advogada exemplifica essas etapas conforme a experiência de seu escritório, que utilizou o Legal Designer (profissional que promove a interação entre o mundo jurídico e o design):

“De forma colaborativa, reunidos em grupos preferencialmente multidisciplinares, busca-se definir um problema que seja uma dor muito forte e recorrente para o usuário do serviço jurídico, e começamos trabalhando a empatia para entender o seu perfil e ir em busca das soluções que sejam mais adequadas e alcancem o melhor resultado para aquela pessoa.

Em seguida, os grupos se reúnem para tentar materializar essa ideia, seja uma nova forma de redigir um documento, de realizar um atendimento ao cliente ou de implementar uma tecnologia que agilize o acompanhamento dos processos. A proposta é tornar palpável aquela ideia e tirar da cabeça para testar com o usuário. Sem validar, ideias são apenas hipóteses!”

Legal design e visual law são processos contínuos?

Legal design visual law é um método que pode ser aplicado de forma contínua em um departamento jurídico ou escritório de advocacia. Em locais que implementam o método com sucesso, ele permeia toda a atividade, uma vez que está centrado no cliente, o auxiliando a compreender novas formas de trabalho. 

Dessa forma, podemos considerar as etapas da implementação do método como um ciclo contínuo, em que os resultados são medidos, e as melhorias implementadas constantemente. Os advogados agregam mais valor aos seus serviços, pois trabalham em conjunto com o cliente e entendem melhor suas dores. As alternativas são testadas antes da entrega final, ocasionando um resultado mais eficiente.

Um bom exemplo são os documentos elaborados pelos advogados e destinados à diretoria da empresa. Eles devem ser otimizados de forma que o destinatário os compreenda de forma completa, podendo utilizá-los de maneira estratégica. É possível inserir imagens explicativas que traduzam melhor o conteúdo, por exemplo. Isso nada mais é do que uma vertente do legal design visual law, o design de documentos mais acessíveis.

Métodos como legal design visual law são focados na experiência do usuário ou cliente. É uma solução inovadora que pode revolucionar a forma como os serviços jurídicos são prestados, agregando mais valor a eles.

Você está preparado para implementar o método e ser um advogado do futuro?

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro de Fenalaw lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo revistas digitais, webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar