O cotidiano das atividades jurídicas é imprevisível. Isso faz com que fatores como a tensão e a ansiedade façam parte do dia a dia dos advogados e gestores, que ainda sofrem com o avanço da tecnologia e da comunicação. Como equacionar tudo isso, de forma que não haja prejuízos para a saúde e o desempenho profissional? Este foi o tema do painel “Felicidade na Carreira Jurídica”, que fez parte da programação da Fenalaw 4.0 Xperience - Transformando o Setor Jurídico através do Digital.
Uma das soluções é o Mindfulness. “É uma maneira de desenvolver a atenção e estar consciente sobre a sua percepção no momento, sobre o seu estado de presença”, explica Daniele Pires, instrutora da Febracis. Marcelo Oliveira, psicólogo e professor certificado de Mindfulness da Soha Clínica Médica, completa: “Não é pensamento positivo. É a habilidade de tocar o mundo do jeito que ele é e não do jeito que você gosta. É um treino da mente. Ajuda a perceber a nossa reação frente ao que é a vida”.
Ele destaca que é fundamental aprender a ver a vida com mais estabilidade e a lidar com questões como a ansiedade. “A nossa mente é volátil, temos a grande capacidade de fantasiar e acabamos vivendo mundos que não existem. Isso provoca distúrbios como a Síndrome de Burnout. O Mindfulness ajuda o profissional a focar no momento”.
Para Ticiana Leão, advogada e mentora da OAB PI, a técnica é um excelente recurso para profissionais do direito lidarem com as questões da prática diária. “A vida do advogado não tem script, não sabemos o que vai acontecer no dia, na audiência. O estado de presença promovido pela prática do Mindfulness gera uma atenção, aumenta o foco e a abrangência da mente torna-se maior. Advogados, gestores de escritórios precisam da atenção plena”, explica.
Registre-se para fazer download desse recurso
Registrar-se como membro de Fenalaw lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo revistas digitais, webinars, whitepapers e muito mais.
Baixar