Um comitê de gestão multidisciplinar é a melhor solução para empresas administrarem situações de crise é que o apontam os debatedores do painel “Gestão de Crises e o Papel Estratégico do Departamento Jurídico”, realizado na tarde desta quarta (14) na programação da Fenalaw 4.0 Xperience - Transformando o Setor Jurídico através do Digital. “O advogado tem que trabalhar em equipe e escutar todas as opiniões”, destaca Carlos Andrade, sócio da Didier Sodré & Rosa - Advocacia e Consultoria.
Antônio Edson, do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, concorda: “A primeira característica de um comitê de crise é ser formado como um colegiado, fomentando o trabalho em equipe. Multidisciplinaridade também é fundamental. Certa vez, administrando uma crise, cada um dos integrantes, de formações diferentes, tinha um olhar diferente sobre o caso. O jurídico e a comunicação podem fazer leituras diferentes de uma situação, por exemplo”.
Ambos ressaltam que o foco deve estar sempre na prevenção e transparência. “A crise é o risco materializado. Se houver uma boa gestão do risco, evita-se a ocorrência da crise”, aponta Antônio Edson. Amira Chammas, co-founder do grupo Jurídico Sem Gravata, acrescenta: “Os executivos que são os porta-vozes devem estar preparados para encarar jornalistas e representar a empresa de forma segura. A percepção do negócio e a transparência transmitem confiabilidade para todos os stakeholders”.
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