Fenalaw faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Home office e trabalho remoto: dicas para manter a produtividade e a segurança

home office covid19
A necessidade de realizar home office pode ter pego alguns escritórios de surpresa. Porém, medidas simples podem ajudar a manter a produtividade nesse período. Confira!

Entre as principais medidas adotadas por escritórios e empresas jurídicas para conter a expansão do COVID-19 está a adoção de home office pelas equipes. Garantir uma menor circulação de pessoas nas ruas, restaurantes e edifícios comerciais é uma das ações mais recomendadas por especialistas para evitar a proliferação do vírus. A tecnologia é uma poderosa aliada nesse sentido, permitindo que boa parte das equipes atue de forma remota. Dessa forma, é possível proteger as pessoas sem paralisar completamente as atividades.

Porém, para que essa modalidade de trabalho funcione, é necessário que os profissionais tenham disciplina e organização, além de acesso às ferramentas necessárias para a função. Além disso, também é essencial garantir a segurança das informações e dos dados, evitando vazamentos e invasões nesse momento sensível. Confira a seguir algumas informações que podem auxiliar você e sua equipe durante essa fase.

Estrutura e primeiros passos

Para o trabalho jurídico, uma estrutura que garanta a comunicação remota com os colegas do escritório e a consulta de informações online pode ser suficiente para boa parte das funções. Reuniões também podem ser realizadas online, com videochamadas, garantindo o alinhamento sem necessidade de reunião presencial. Nesse sentido, um computador com acesso à internet e um telefone são necessidades básicas e bons pontos de partida. O departamento de TI da empresa deve ser responsável por garantir um acesso seguro aos e-mails e arquivos – seja em rede ou nuvem – para os profissionais atuando remotamente, mantendo segurança.

Organização e disciplina

Pelas características únicas desse momento, essa será uma fase diferente mesmo para os profissionais que já tem o hábito de trabalhar em casa. Isso é especialmente sensível para quem tem filhos e precisará adaptar a rotina de trabalho e o cuidado com as crianças ao longo do dia. Dessa forma, a organização e a disciplina serão ainda mais necessárias.

Para Tathiane Deândhela, especialista em Produtividade, Marketing, Negociação e Liderança, é preciso se adaptar. “As distrações para quem trabalha em casa são tantas que é quase impossível evitá-las. Redes sociais, jogos e apps, família, TV, animais de estimação, a música do vizinho, tarefas da casa etc. Trabalhar assim requer adaptação e apoio da família para dar certo. Converse com as pessoas que moram com você e explique que, assim como qualquer emprego, você tem tarefas a cumprir”, comenta. “Caso tenha filhos, defina escalas para ver quem fica com eles e combine para que não haja interrupções. Delegar (e fazer!) tarefas da casa também é crucial para ter resultados acima da média no trabalho”, reforça a especialista.

Mantendo o foco: técnica pomodoro

Manter o foco diante de tantas distrações e informações pode ser um desafio. Ter um local apropriado para o trabalho, que permita trabalhar sentado e em silêncio, é o ideal para evitar interrupções. Além disso, técnicas de foco podem ajudar nesse sentido. Tathiane Deândhela sugere a utilização da técnica do pomodoro, que consiste em inserir intervalos curtos a cada 20-30 minutos de trabalho, segundo os seguintes passos:

  • Liste as tarefas que precisam ser feitas;
  • Inicie o cronômetro (geralmente 25 minutos);
  • Escolha a tarefa inicial;
  • Trabalhe na tarefa escolhida até que o alarme toque. Se alguma distração importante surgir, anote e volte o foco imediatamente à tarefa;
  • Quando o alarme tocar, se houver finalizado completamente a tarefa, marcar um “x” na lista;
  • A cada 2 marcações, fazer uma pausa curta (3-5 minutos). Beba uma água, espreguice, vá ao banheiro etc.
  • A cada 4 “x” marcados, fazer uma pausa mais longa (15-30 minutos);
  • Zere o cronômetro e a contagem de marcações;
  • Retorne ao passo 1.

Essa técnica é ótima para manter o cérebro descansado e estimular-se a produzir o máximo que você conseguir em períodos curtos.

Utilizar as ferramentas digitais a seu favor, com calma e disciplina, é uma das ações indispensáveis nesse momento. Dentro das medidas cabíveis, é possível manter a produção e a rotina no trabalho, sem comprometer a segurança e reduzindo os impactos para a sociedade.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar