Fenalaw faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Planejamento profissional e pessoal

Planejamento profissional e pessoal para 2020: confira dicas!

Que tal planejar sua carreira para os próximos anos? Confira nossas dicas!

A chegada de um novo ano é considerada por muitos como um encerramento de ciclo e início de outro. Por isso, é uma oportunidade de se planejar e se organizar para novos (ou velhos) objetivos, pessoais e profissionais. 

Elaborar um planejamento de carreira pode ajudar a organizar as prioridades e evitar procrastinações. Além disso, pode ser um direcionamento importante para focar no que realmente importa, sem desperdiçar tempo com tarefas paralelas menos relevantes para o seu plano de ação. 

Confira dicas para um planejamento profissional e pessoal de sucesso

Por onde começar

Para a especialista em negócios e carreira do Grupo Support, Lara Dias, o principal ponto quando pensamos em planejamento é o conhecimento do todo e o alinhamento de expectativas frente ao que a empresa e/ou cargo que pretende requer. Para a especialista, entender isso exige respostas para algumas perguntas, como: 

  • Onde eu estou? Como profissional, quem é esse profissional, quais são as minhas competências?
  • Onde eu quero chegar? Qual o cargo, qual a minha pretensão salarial, qual a importância disso na minha vida?
  • Qual o tipo de empresa que quero trabalhar? Frente ao meu propósito, quais seriam as empresas que se encaixam no meu propósito

A quarta pergunta a ser respondida é "o que eu preciso fazer para chegar onde eu quero?".  "Nesse ponto você precisa especificar o que essa empresa espera de alguém para o cargo desejado, por exemplo", aponta Lara. Além disso, também é preciso compreender quais competências você já tem, quais precisa desenvolver e quais os principais diferenciais que o tornam apto para o cargo. "Esse é um tipo de planejamento que recomendamos que tenha um acompanhamento profissional, pois assim é possível garantir um resultado melhor de alinhamento entre expectativas e realidades", completa. 

4 erros para evitar no planejamento profissional e pessoal

Os principais erros, são:

  • Superestimar ou supervalorizar os meus conhecimentos e habilidades - Por isso, é muito importante responder as perguntas com honestidade e franqueza.
  • Subestimar a concorrência - "Não se esqueça que o mercado hoje requer profissionais que possuam muito mais do que conhecimento técnico, ou seja, ter um curso em uma grande faculdade não te garante, mas possuir habilidade comportamentais como resiliência, otimismo, trabalho em equipe, além de estar conectado e preocupado com a responsabilidade social, podem definir seu caminho de futuro", comenta Lara. 
  • Não ter um propósito claro - Alinhe suas expectativas mas mantenha um objetivo claro, para o qual o planejamento te prepare.
  • Não levantar informações sobre empresa e suas expectativas - "É necessário ter claro e visível a relevância desse planejamento, sua importância e o quanto isso o fará sentir realizado, e isso envolve ter informações confiáveis sobre a empresa e ajustes na expectativa", complementa a especialista. 
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar