Fenalaw faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

tecnologia-mercado-juridico

6 transformações no universo jurídico

Vivemos em uma era digital que não parece ter limites para avançar, e a modernização dos escritórios, que foi acentuada com o PJE, está a todo vapor. A tecnologia vem transformando o ambiente jurídico em vários aspectos, envolvendo cidadãos, Poder Judiciário e operadores do Direito. Ou seja, não há escapatória.

Por isso, listamos algumas transformações muito valiosas para o universo jurídico, e que já podem ser notadas com a invasão da tecnologia em um dos campos mais tradicionais de conhecimento. Confira!

1: Gestão responsável automatizada

Muitos departamentos jurídicos e escritórios de advocacia fazem uma gestão com o auxílio da tecnologia, especificamente dos softwares jurídicos. Com funções que vão desde o armazenamento de dados e organização da rotina profissional, até uso de robôs de automação para elaboração de peças, os programas são indispensáveis para a administração.

Controle de despesas, relacionamento com clientes, fluxo de caixa, elaboração de relatórios gerenciais, gestão contratual e de pessoal são atividades administrativas necessárias em qualquer departamento ou escritório. Por meio da tecnologia, é mais fácil realizar essa gestão de forma responsável.

2: Segurança da informação

No universo jurídico, a informação tem um poder inimaginável. Por este motivo, a modernização dos escritórios passa pelo investimento em tecnologia da informação para obter segurança dos dados. O volume de documentos e dados pessoais de clientes é enorme e, em muitos casos, há informações sigilosas.

É desastroso pensar que um dado importante pode ser perdido e colocar um processo em risco. Por isso, a tecnologia oferece soluções de backup automático, armazenamento em nuvem, proteção contra malwares e muito mais para que um escritório tenha sempre em mãos os dados necessários para defender seu cliente e seu negócio.

3: Contratos inteligentes

Os contratos inteligentes se modificam automaticamente, conforme é identificada uma mudança externa que influencia nos termos ajustados - é um conjunto de regras avaliadas por um sistema automatizado. A partir do momento em que as partes concordam com essa configuração de negócios, as regras possuem condições auto executáveis.

Esse tipo de contrato é fruto da inteligência artificial aplicada ao mundo jurídico, que vem transformando as formas de se relacionar comercialmente.

4: Produtividade da equipe

Os softwares de gestão também integram o time de soluções tecnológicas que trabalham em prol da produtividade dos profissionais.

Essas ferramentas simplificam tarefas burocráticas e operacionais, dando aos advogados mais tempo para se dedicarem às atividades em que são indispensáveis. Elas podem fazer tarefas de pesquisa de jurisprudência e de andamento processual, elaborar peças, e muito mais.

Para o Dr. Elias Marques de Medeiros Neto, Diretor Jurídico da COSAN, “um dos grandes objetivos dessas ferramentas utilizadas no âmbito da indústria 4.0 é possibilitar um tratamento mais célere para as atividades repetitivas, bem como viabilizar um efetivo e seguro tratamento de dados mais sofisticados, facilitando a atividade do advogado nas tarefas jurídicas mais complexas”.

5: Resolução extrajudicial de conflitos pela internet

Muitos escritórios de advocacia já adotam meios alternativos de solução de conflitos para dar um fim mais rápido e interessante aos litígios de seus clientes. Com a expansão da tecnologia no ambiente jurídico, especialmente com as legaltechs, é possível fazer mediação e conciliação por meio da internet.

Além de reduzir a burocracia e economizar o tempo e o dinheiro gasto com deslocamento das partes e de seus representantes, os acordos virtuais reduzem o prazo da resolução dos litígios.

6: Profissionais desenvolvendo novas habilidades com a tecnologia

A invasão da tecnologia causou temor em alguns profissionais do Direito, já que muitos postos de trabalho foram extintos com o uso de certas soluções. Porém, o impacto tecnológico no escritório faz com que os advogados desenvolvam novas habilidades que dizem respeito ao mundo digital. Somente conhecimento jurídico já não é suficiente para atuar no Direito da Era Digital.

Como colher uma prova eletrônica? É preciso ter noções de tecnologia para a verificação do procedimento. O que envolve a discussão de privacidade e cibersegurança? Criptografia e coleta de biometria.

A automação e a inteligência artificial não substituem os profissionais, mas complementam sua atuação, tornando seu trabalho mais especializado e intelectual. Afinal, é pouco provável que um cliente prefira se reunir com um robô a se encontrar com seu advogado de confiança.

Jurimetria, inteligência artificial, legaltechs, processo eletrônico, certificado digital, sistemas de gestão, smart contracts e muito mais. A tecnologia está modernizando os escritórios de advocacia e transformando o ambiente jurídico de forma revolucionária.

Diante deste avanço digital, os profissionais devem desenvolver novas habilidades para usufruir dos benefícios que ele oferece. Você está pronto?

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar