Fenalaw faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

indicadores-desempenho

Indicadores de desempenho no departamento jurídico

Os indicadores de desempenho são ferramentas que nos permitem aferir eficácia, eficiência e efetividade da atuação de um departamento jurídico da empresa. Eles também possuem a capacidade de antecipar mudanças, sinalizando alguma tendência presente nos processos internos da equipe. Por isso, são importantes para orientar iniciativas de redução de custos.

Eles contribuem para que o departamento atue com eficácia ao elaborar e executar o planejamento estratégico corporativo, bem como ao adotar medidas preventivas. Para que eles proporcionem esse impacto positivo na empresa, eles devem ser escolhidos e implementados de forma adequada.

Alexandre Viola, cofundador e CEO da Justto, aponta o departamento jurídico como uma "célula de negócios", que deve se preocupar com a produtividade do seu time, mas deve estar totalmente alinhado com outras áreas.

"A meta da empresa é alavancar o modelo de negócio de franquias.? O jurídico precisa se preparar em projeto para estruturação dessa expansão. A meta da empresa é aumentar suas vendas online? O jurídico precisa desenvolver formas de prevenção de conflitos para evitar um aumento expressivo do passivo judicial".

De forma prática, os indicadores municiam o gestor com informações sobre o desenvolvimento do trabalho, a eficiência da equipe, o volume das operações, os gargalos e falhas, as tendências e outros dados relevantes para conduzir o negócio no departamento.

Podemos considerar que esses indicadores, na gestão do contencioso, se subdividem em dois grupos: produtividade e qualidade.

Indicadores de produtividade

A produtividade diz respeito à otimização dos recursos. Por meio dos indicadores, é possível medir a eficiência da prestação do serviço jurídico para a empresa ao aplicar os variados recursos, materiais e humanos. Ela tem a ver com a forma com que a força de trabalho qualificada atua e com a racionalização dos recursos. Ou seja, fazer mais com menos.

Indicadores de qualidade

A qualidade diz respeito à otimização do processo. É a conformidade, em que se entrega a coisa certa ao cliente final. Assim, atende-se aos objetivos e a satisfação do cliente (empresa). Podemos citar processos por área, PDD e depósitos judiciais, impactos no resultado da empresa.

A mensuração do sucesso na gestão do contencioso passa necessariamente pela análise dos recursos e dos processos. É fundamental que se tenha consciência sobre as relações de causa e efeito das estratégias adotadas e sobre o estabelecimento das metas do departamento jurídico. Somente com isso em mente, é possível medir o sucesso ao elaborar um sistema de indicadores.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar