Em outra oportunidade, já abordamos no blog a jurimetria. Essa metodologia se tornou mais popular nos últimos anos no Direito, e aplica modelos estatísticos para compreender processos e fatos jurídicos, dentro ou fora dos tribunais. Assim, contribui para todas as especialidades do Direito, na atividade prática ou teórica.
O que é jurimetria?
Na prática, jurimetria é uma metodologia que descreve a vida concreta do Direito. Por meio dela, é possível compreender os conflitos e os interesses dos agentes jurídicos. No mesmo sentido, permite saber as soluções oferecidas pelos julgadores.
A partir dessa descrição concreta de como ocorrem as relações jurídicas, a metodologia auxilia no próprio ajuste do Direito à sociedade. Em outras palavras, auxilia na elaboração de leis mais adequadas à realidade social, o que contribui para desenvolver instituições jurídicas mais justas.
A Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ) parte do conceito de que o método é a estatística aplicada ao Direito. No entanto, mesmo se baseando em metodologias estatísticas, não se pode desconsiderar outras abordagens jurimétricas que não se fundamentam em teoria estatística formal.
Diante dessa multiplicidade, o uso da jurimetria dos escritórios pode assumir múltiplas formas. Desde que se preze pela concretude e pela transparência na manipulação dos dados judiciários, está tudo bem.
Quais as facilidades da jurimetria para os escritórios?
Jurisprudência, decisões judiciais e precedentes possuem uma infinidade de informações relevantes. Aplicar processos estatísticos sobre esses dados pode ser o caminho para desenvolver estratégias de defesa.
Quantas vezes determinada turma julgou a mesma matéria? Qual o comportamento daquela desembargadora em relação ao tema? É melhor evitar o litígio judicial? Esse é um dado relevante que pode aparecer na aplicação desta metodologia.
Mas suas facilidades para escritórios não se limitam à prática jurídica. Elas também alcançam a gestão da banca. A estatística pode levar ao gestor informações sobre controle de custos, produtividade no escritório e gestão financeira, por exemplo. Com esses dados, é possível tomar decisões mais assertivas em sua administração, e, em decorrência, oferecer um serviço mais qualificado aos seus clientes (além de estimativas realistas sobre as causas).
Por onde começar a usar essa metodologia no escritório?
O uso da jurimetria no escritório de advocacia deve começar com alguns esclarecimentos, como pontua o secretário geral da Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ), Julio Trecenti, destacando que o principal passo é ter um problema para resolver.
Ele dá o exemplo da precificação dos serviços de um advogado para uma carteira de processos, que seria um valor mensal acrescido de bônus por resultado positivo à empresa:
“Para estimar o retorno desse projeto e precificar a carteira é conhecer, pelo menos, o custo para tocar a carteira, o tempo esperado de vida dos processos e a probabilidade de desfechos favoráveis. Agora sim, com um problema em mãos e uma pergunta a ser respondida, podemos coletar alguns processos, ajustar um modelo estatístico e verificar empiricamente se precisamos mudar de estratégia”, pondera.
Por este motivo, Trecenti explica que jurimetria não é software, é processo. Ela parte de um problema para obter uma solução.
Após identificar os problemas, o trabalho da jurimetria já será imenso. Mas o secretário da ABJ faz o alerta: “a jurimetria nem sempre funciona, porque quem faz as análises são pessoas, e às vezes as pessoas simplesmente erram”, mesmo que seja um método científico”.
Por fim, sem dúvidas, o uso de jurimetria no escritório depende de especialistas. Essa é a forma de obter melhores resultados mais rapidamente. Trecenti explica que a ciência de dados é interdisciplinar: “precisamos, no mínimo, de especialistas na área específica, estatísticos e cientistas da computação para colocar um projeto em pé”.
Em outras palavras, converse com o estatístico, se conseguir encontrar esse profissional no mercado.
O uso da jurimetria nos escritórios de advocacia pode se destinar à gestão ou à prática jurídica. A estatística é uma grande aliada de gestores e advogados, desde que utilizada de maneira correta.
Registre-se para fazer download desse recurso
Registrar-se como membro de Fenalaw lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo revistas digitais, webinars, whitepapers e muito mais.
Baixar