Fenalaw faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

importancia-compliance

Entenda a importância do compliance

Compliance é um conjunto de ferramentas (padrões, regras, procedimentos legais e éticos) que concretiza a visão, a missão e os valores de uma empresa. Ao contrário do que é divulgado, ele não se trata apenas do cumprimento de regras formais e informais, ainda que o controle de riscos legais e regulatórios seja parte relevante.

O conceito é bem mais amplo. Esse conjunto orientará o comportamento da empresa no seu mercado de atuação e a atitude de seus funcionários - por isso, também é responsável pela reputação.

Em suma, ele é uma ferramenta estratégica na empresa e pode ser aplicado a qualquer tipo de organização.

Qual a importância do compliance?

Seu próprio conceito dá uma ideia de sua importância. De forma simples, é ele quem possibilita a adoção de condutas legais e éticas que consolidam um bom comportamento das empresas. Podemos citar, mais especificamente, que a importância do compliance é contribuir para o(a):

  • Cumprimento das leis nacionais e internacionais (inclusive regulações do mercado) e das normas internas empresariais;
  • Prevenção de demandas judiciais, de conflitos de interesse entre os atores da organização e de ganhos pessoais indevidos provenientes da manipulação e uso de informação privilegiada;
  • Transparência ao conduzir os negócios;
  • Combate à lavagem de dinheiro;
  • Disseminação da cultura organizacional, dentre outros.

Como incorporar o compliance nas empresas

Você sabe o que é Compliance Officer? Ele é o responsável pela área, possui acesso à alta administração e trabalha de forma independente. O profissional tem como responsabilidade elaborar um programa (plano) coerente com o campo de atuação e local da empresa, atividade, realidade e cultura. Caso a empresa possua filial, esse plano se aplica, também, a ela.

Para incorporar esta área ao negócio de forma eficiente, o Compliance Officer deve construir confiança com todas as áreas da empresa e mostrar sua importância para o sucesso da organização.

Para Roberta Codignoto, Diretora Jurídica e de Compliance na Staples, essa aproximação é essencial: “se ele não tiver conhecimento do negócio, buscar se aproximar de seus clientes internos, compreender como suportar os líderes nos temas de ética e integridade, e usar uma linguagem mais adequada ao seu público, não conseguirá vencer a barreira de ser visto como um ‘xerife’, que está dentro da organização para ‘atrapalhar negócios'”.

Ao implantar a política proposta, a empresa passa a orientar suas ações para os objetivos, utilizando os recursos de forma eficiente e pode notar, também, coerência e uniformidade em todos os atos e decisões, o que interfere positivamente na transparência dos processos. Isso gera mais confiança e credibilidade, ou seja, mais crescimento e sucesso.

Quer saber mais sobre a importância de ter uma política de compliance? Continue acompanhando nosso canal de conteúdo e até a próxima!

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar