Fenalaw faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

governanca-corporativa

Principais desafios da governança corporativa

A governança corporativa enfrenta desafios importantes que a impede de ingressar de forma mais abrangente no mundo empresarial.

Neste artigo, você confere os dois principais desafios encontrados pelos profissionais responsáveis de implantar esta ação nas empresas. Confira!

Cultura das organizações

O primeiro entrave é a cultura das organizações. “A consciência de que fazer as coisas bem governadas gera valor vai na contramão de uma visão antiga que se tinha sobre negócios: a de que algumas práticas não tão republicanas, às vezes, trazem lucros mais rapidamente”, afirma Sandra Guerra, presidente do conselho de administração do IBGC.

Avanço digital

Algumas inovações também são desafios para a governança corporativa, dada a velocidade e o dinamismo em que estão aparecendo, dificultando o controle das boas práticas desse sistema.

Exemplos interessantes são os bitcoins, moeda digital que pode ser utilizada com má-fé por fugir do controle dos bancos centrais, as fintechs (tecnologia financeira), que, apesar de não possuir agências físicas, operam como bancos e o comércio de alta frequência (compra e venda de ações em nano segundos).

Para se manter nesse novo cenário, o desafio da governança corporativa é redefinir estratégias, pensar de uma nova forma nos negócios e nos fatores que influenciam tal sistema. É muito importante agregar os atores de tomada de decisão para que essa velocidade não prejudique a integridade corporativa.

A governança corporativa é, atualmente, um sistema quase intrínseco às empresas preocupadas com boas formas de gestão. As tendências e os desafios retratam uma realidade em que a conformidade é cada vez mais valorizada.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar