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4 dicas para construir uma marca jurídica desejada e de destaque

O Brasil possui mais de 1 milhão de advogados. Com um número tão expressivo de profissionais, é muito difícil se destacar, mas a partir de uma estratégia eficiente, é possível construir uma marca jurídica de sucesso.

Para isso, pensar novas maneiras de divulgar seu conhecimento, suas competências, e suas habilidades, com o objetivo de prospectar e fidelizar clientes, é essencial. Mas como? Confira!

1: Tenha uma visão empreendedora

O Direito é tido como um setor profissional bastante tradicional, o que não quer dizer que não evolui. Pelo contrário, ele se modifica a cada dia, exigindo dos profissionais evolução, adaptação, construção e reconstrução de novos conceitos.

Essa característica “mutante” é própria dos empreendedores. Atualmente, os advogados que sabem empreender no Direito possuem uma combinação de habilidades, comportamentos e atitudes.

Para José Emiliano Paes Landim Neto, Consultor e Advogado no Ribeiro e Meireles Advogados Associados, “esses visionários afrontam e questionam padrões existentes, quebram paradigmas e transformam a sociedade. Não estão dispostos a seguir regras pré-definidas. O que querem é transformar velhos padrões em novas oportunidades de crescimento”.

Esse empreendedorismo é o que possibilita o profissional a pensar “fora da caixa” na hora de mostrar sua marca jurídica ao mundo. Dentro dos limites do Código de Ética da OAB, é possível pensar em ações que promovam sua imagem profissional de forma chamativa, especialmente no ambiente virtual. Além disso, o profissional sabe que esse é um investimento com potencial de retorno.

2: Planeje as ações relacionadas à sua marca jurídica

Qualquer ação de divulgação deve ser planejada. É preciso considerar as necessidades do negócio, o público-alvo, o local de atuação, bem como os pontos fortes e fracos da concorrência.

Alexandre de Souza Teixeira, Sócio Diretor da In Company – Projetos de Marketing Jurídico, alerta sobre a importância do planejamento na hora de fazer a publicidade da marca jurídica. “É importante planejar e executar 2018, mesmo que seja em uma única folha, mas faça um pequeno planejamento, um plano de ação com metas, estratégias, ações, responsáveis e prazos. Pode ser uma planilha. Sugiro que não seja tão grande, pois deve conter apenas o que é essencial para o momento do seu negócio”, diz.

3: Mostre valor

Qual o seu diferencial em relação ao concorrente? O que você possui que pode lhe destacar? Demonstrar valor é uma forma de atrair os olhares de potenciais clientes e construir uma marca jurídica desejada. A precificação dos serviços é importante, claro, especialmente porque não se deve “pagar para trabalhar”. Mas pensemos em uma situação hipotética.

Você e outro advogado têm especializações semelhantes, de qualidades parecidas, ou seja, uma boa formação e capacitação. O preço dele é maior do que aquele que você pratica, mas as pessoas procuram pelos serviços dele, e não seus. Por que isso acontece?

Provavelmente, ele consegue demonstrar valor para os clientes, que é o benefício que seu serviço proporciona para alguém. Portanto, se você deseja construir uma boa marca jurídica, pense em como desenvolver um plano de comunicação que gere e agregue valor à sua marca, melhorando o posicionamento dos seus serviços. As pessoas precisam saber o que você faz e a experiência que você proporciona.

4: Conheça as possibilidades

As ferramentas a serem utilizadas para demonstrar seu valor ao mercado devem ser adequadas aos seus objetivos. Quando existe um planejamento bem-feito de divulgação e marketing, o responsável consegue identificar as melhores estratégias e ações a serem utilizadas com determinado público alvo.

Atualmente, muitas plataformas digitais estão oferecendo possibilidades gratuitas de conexão com um potencial cliente. Mas não se limite a isso: as principais estratégias do momento são um plano de comunicação institucional, branding jurídico, marketing digital, sites mobiles, aplicativos, conteúdo para blogs e redes sociais, newsletters, revistas, e-books, eventos, palestras, relacionamento com clientes, pesquisa de satisfação.

Ninguém melhor do que o dono do negócio para saber, junto com o responsável de marketing, as possibilidades ideais para gerar valor e construir uma marca jurídica desejada no meio de tantas outras.

Está pronto para se destacar? Continue acompanhando nosso canal de conteúdo para mais dicas e até a próxima!

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