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marca pessoal e marketing pessoal para advogados

Marketing pessoal para advogados: como fazer?

Se você nunca pensou que pode usufruir desses benefícios, confira algumas dicas de marketing pessoal para advogados.

A imagem do profissional é um ativo importante em sua carreira, especialmente a do profissional que atua sozinho. A imagem é o que ajuda a vender os serviços. Neste sentido, o marketing pessoal para advogados cumpre um papel importante na rotina desses profissionais do Direito. Considerando que o mercado é altamente competitivo, é preciso trabalhar sua marca para se diferenciar. Nosso post de hoje trata sobre este tema. Confira!

Branding pessoal x marketing pessoal

A marca de um profissional é a reunião de seus talentos e atributos, sejam bons ou ruins. Já o branding pessoal é gestão da marca pessoal. Seu objetivo é construir uma marca de valor no mercado, gerenciar esse valor com competência, e fazer com que o público tenha uma boa percepção. O marketing pessoal é o meio para a construção dessa marca, pois define estratégias ideais para o sucesso profissional e pessoal.

Márcia Auriani, especialista em branding pessoal, entende que “todo profissional, seja qual for a sua formação, precisa pensar na gestão da sua marca pessoal, não importa o segmento de atuação. Uma das formas de vencer os obstáculos que irá enfrentar ao longo do caminho é entender o seu propósito de vida e, principalmente, ter escolhido a profissão que o faça feliz”.

E o marketing pessoal para advogados? Como funciona?

Marketing pessoal para advogados

O marketing pessoal para advogados é uma ferramenta indispensável para o sucesso desses profissionais. As estratégias de um bom plano de marketing podem diferenciá-los da concorrência, criar confiança com clientes e com outros stakeholders.

Da mesma forma que as estratégias de divulgação de um produto podem aumentar seu consumo, elas também podem criar uma percepção negativa do mercado. Por isso, o advogado deve compreender que ele é o próprio gestor da sua marca pessoal e que suas ações impactarão diretamente nos resultados. Em outras palavras, gerenciar sua própria marca é realizar um bom marketing pessoal para advogados. 

Márcia destaca que “a maior parte das decisões de compra se baseia na confiança e no sentimento de conexão, ou das emoções, que as pessoas sentem em relação a determinado produto, serviço ou indivíduo. Gerenciar esse processo exige habilidade do profissional e, por este motivo, o branding é essencial, ou melhor, a gestão da marca pessoal é imprescindível no processo”.

E como fazer marketing pessoal para advogados? Partindo do pressuposto que você já conhece seu público-alvo, é preciso definir propósitos.

Defina seus propósitos

No marketing pessoal para advogados, o primeiro passo é ter um planejamento com um propósito definido. Qual sua motivação ao definir essas estratégias de publicidade? Com um ponto de chegada definido, o profissional consegue traçar o caminho que deve ser percorrido para alcançar tal resultado. 

Um advogado que sabe o que quer tem mais facilidade em definir sua missão de vida e os valores que o conduzirão no caminho para atingir suas metas e objetivos. A consequência disso é definir seu espaço.

A especialista em branding diz que “toda marca precisa revelar a sua Ambição Pessoal. Ambição pessoal é a alma, o ponto de partida, a intenção central e os princípios orientadores de sua Marca Pessoal. É o combustível de sua marca. Inclui a visão pessoal, a missão e os papéis-chave que devem estar em equilíbrio: visão interna, visão externa, conhecimento, aprendizado e aspectos financeiros. Tudo para criar equilíbrio à sua marca pessoal e à sua vida”.

Encante pessoas

Um elemento muito importante da marca pessoal é a paixão. Sim. Um advogado apaixonado pelo que faz transmite isso sem sequer falar. Isso se relaciona diretamente ao seu impacto nas pessoas. É seu nível de encantamento, que faz com que elas se sintam cativadas pela sua marca pessoal.

Os profissionais podem adotar estratégias neste sentido, fazendo pequenos gestos, mas significativos. Deve ser algo valorizado por quem recebe. É a melhor forma de deixar uma impressão duradoura e se conectar com as pessoas.

Quer uma boa dica? Use o storytelling para transmitir uma imagem genuína e gerar valor para os outros. É verdadeiro e prende a atenção. E não se esqueça, claro, de marcar presença online. Afinal, é onde todo mundo se encontra.

Um bom marketing pessoal para advogados auxilia esses profissionais a fazer uma boa gestão de sua marca pessoal. Essa ferramenta é eficaz para se diferenciar da concorrência, afirmar-se no mercado e ganhar a confiança de stakeholders. 

Com um bom planejamento, definindo propósitos e encantando pessoas, é possível atingir ótimos resultados. Que tal investir também no inbound marketing? Veja no blog!

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