Fenalaw faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

fenalaw-automacao-demandas

Automação de demandas em departamentos jurídicos eleva a produtividade

Os departamentos jurídicos ganham um diferencial produtivo ao automatizar processos. Isso foi o que demonstrou Jonas Santiago, Sócio da ATS Tecnologia. Ele apresentou a palestra “Gestão de Demandas em Departamentos Jurídicos” na Fenatalks, arena de palestras gratuitas da Fenalaw.

Com o conceito de workflow, os softwares podem auxiliar na gestão das demandas. “Geralmente em uma empresa, as demandas chegam por e-mail e de diversas áreas. O sistema vai ajudar a tratar todas elas com mais agilidade”, explica Santiago.

Passo a passo para a automação de demandas em um departamento jurídico

Com o exemplo da gestão de minuta de contrato, ele mostrou como um sistema funciona. Primeiro, o departamento jurídico precisa desenhar todo o processo desta demanda. Esse desenho será a base para a criação do sistema de automação.

Depois, é necessário que este sistema seja acessível para todos da empresa. “O instanciamento do processo vai evitar que as solicitações cheguem por e-mail – o que vai agilizar a finalização das demandas”, Jonas Santiago explica.

Essa etapa facilita as entradas das demandas para o jurídico, que não terá participação no início deste processo, tendo tempo de lidar com outras atividades relevantes. No formato de formulário, as informações necessárias para a criação do contrato serão enviadas ao jurídico. No entanto, a montagem do documento já é feita automaticamente pela ferramenta.

A facilidade se dá com a criação de templates e modelos, que podem ter regras de montagem e de cláusulas, por exemplo. Ao final, o advogado faz a conferência e envia o arquivo para quem fez a solicitação.

Jonas explica que além de aumentar a produtividade do departamento jurídico, a implementação de sistema também é uma poderosa ferramenta na análise de desempenho. “Os relatórios dão um panorama de todo o trabalho executado, ajudando na qualificação da atividade do advogado”, finaliza.

Fenalaw tem visitação gratuita para profissionais do setor jurídico

Além do Congresso, empresas do mercado também estão presentes no evento. Elas trouxeram suas soluções e novidades para escritórios e departamentos jurídicos.

Outro grande destaque é a Fenalaw Experience, uma área dedicada a lawtechs e startups com produtos e soluções tecnológicas para este mercado. Você ainda pode conferir uma grade gratuita de conteúdos na Fenatalks.

A Fenalaw acontece até 26 de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca. Contamos com a sua presença!

credenciamento-fenalaw

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar