Fenalaw faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

estrategia-acordo

Como a análise de dados contribui com estratégias de acordo

Os escritórios de advocacia e os departamentos jurídicos que se utilizam de modelos preditivos e da jurimetria possuem dados suficientes para estabelecer estratégias processuais mais efetivas. Isso se torna bastante nítido nas estratégias de acordo.

Imagine que, por meio dessas ferramentas, o profissional possa interpretar dados de uma determinada causa: provas estatísticas sobre o tema, o posicionamento do tribunal, o tempo de andamento do processo, e a expectativa social sobre a decisão do juiz.

A partir dessa análise, ele passa a prever os resultados possíveis para a causa e, de repente, percebe que a realização de um acordo é muito mais vantajosa, especialmente porque este tipo de causa pode demorar anos, o que não será bom nem para o cliente, nem para o escritório. Esse exemplo só demonstra como os dados podem levar à resolução do litígio por meio das estratégias de acordo.

Na opinião de Marcelo Guedes, presidente da Associação Brasileira de Jurimetria, e professor de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, uma boa estratégia de acordo deve se basear em um modelo jurimétrico capaz de prever em quais ações há maior probabilidade de perda, bem como indicar o valor ótimo e o melhor momento para apresentar a proposta de composição.

“Toda estratégia jurídica eficaz depende da capacidade do tomador de decisões de prever cenários e antecipar as consequências de suas escolhas. Com um modelo preditivo acurado, a empresa será capaz de maximizar a quantidade de acordos em relação ao orçamento destinado à estratégia, reduzir os custos com ações de baixo resultado e aumentar sua taxa de êxito nas ações em que optar por litigar”.

Modelos preditivos e jurimetria têm ampla influência sobre as estratégias de acordo, e um escritório ou departamento que saiba utilizá-los consegue ter benefícios relevantes em seus negócios.

TAG: Gestão
Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar