Fenalaw faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Como a tecnologia ajuda no contencioso trabalhista?

Como a tecnologia ajuda no contencioso trabalhista.jpg
A tecnologia no contencioso trabalhista pode atuar de forma a organizar a atividade judiciária e advocatícia, auxiliando na tomada de decisões.

Contencioso trabalhista são as questões judicializadas que dizem respeito às relações de trabalho. São muitas as disputas judiciais em torno do Direito do Trabalho, como terceirização de serviços, dispensa, equiparação salarial, entre outras. O volume de processos em um escritório sólido e especializado é enorme.

Para atuar com comprometimento e qualidade, é preciso adotar soluções tecnológicas no contencioso trabalhista. Isso dá às equipes jurídicas e aos advogados a possibilidade de atuar de forma mais criteriosa. Por isso, apontamos brevemente algumas questões sobre a tecnologia no contencioso trabalhista.

Tecnologia no contencioso trabalhista

O desenvolvimento de tecnologias no Direito não começou com o Processo Judicial Eletrônico. No Brasil, talvez possamos entender o PJE como um marco, mas o país não é a maior referência em uso de tecnologia quanto às questões jurídicas. Em outros países, como no Canadá, já há alguns anos existe um robô (Ross) para realizar análises de documentos e pesquisas jurisprudenciais.

Mesmo assim, as tecnologias vêm se desenvolvendo no Brasil, com a presença de legaltechs e lawtechs. Especialmente, elas trouxeram duas ótimas soluções para o contencioso trabalhista: o software jurídico e a jurimetria.

Software de gestão jurídica

Um bom software de gestão jurídica ajuda não só no contencioso trabalhista, mas em toda a rotina do escritório. Ele assume tarefas burocráticas, como pesquisa jurisprudencial e acompanhamento de processos.

Elias Marques de Medeiros Neto, Diretor Executivo Jurídico da Rumo SA e Professor Universitário, fala do papel da tecnologia ao permitir a otimização de tarefas repetitivas, garantindo maior celeridade na execução da advocacia e melhor gestão do tempo por parte do advogado.

Não só andamentos processuais podem ser verificados de forma mais rápida, como peças judiciais – em casos similares – podem ser produzidas de forma célere, em razão das melhorias das ferramentas tecnológicas aplicadas à prática processual”.

Jurimetria e análise preditiva

A jurimetria é a estatística aplicada ao Direito. Com o uso dela, é possível coletar dados dos tribunais trabalhistas e reuni-los em um software para que o profissional possa analisá-los de acordo com sua demanda. As informações consideram tipo de demanda, pedido, partes, localidade e outros indicadores. A partir delas, é possível ver a taxa de sucesso de determinado caso no judiciário, de acordo com casos idênticos ou similares.

A análise preditiva é um dos tipos de jurimetria. É ela que, baseada em casos análogos, indica a probabilidade de sucesso da demanda, as taxas de acordos realizados e o tempo médio de julgamento.

No contencioso trabalhista, ela auxilia o advogado a tomar melhores decisões quanto à questão, porque se baseia não só em dados do próprio escritório, mas nas estatísticas dos tribunais.

Ele também pode utilizar a jurimetria e sua análise preditiva para tomar decisões sobre a viabilidade de acordos, fazendo uma análise de risco. A jurimetria está, inclusive, implementada em alguns softwares jurídicos do mercado de forma nativa.

Apenas a título de curiosidade, a jurimetria também se apresenta na forma analítica/descritiva. Neste caso, faz uma compilação de dados dos tribunais, separando-os de forma clara, de modo a permitir pesquisas avançadas por indicadores diversos, como valor de indenização de acidentes de trabalho na cidade X ou Y.

Elias Marques também destaca a gestão de dados e a jurimetria para o contencioso trabalhista: “Bons serviços de gestão de dados e de jurimetria, atrelados à arte da estatística, contribuem para o mapeamento de teses judiciais, a verificação da performance de êxito quanto a determinado tema e a busca de um melhor desenho de contingenciamento e de políticas de acordo; fortalecendo-se, inclusive, a prevenção de novos litígios”.

Vantagens da adoção da tecnologia no contencioso trabalhista

Audiências virtuais, maior organização do escritório trabalhista, taxa de sucesso de ações semelhantes. As próprias funcionalidades que a tecnologia assume trazem muitas vantagens para operadores do Direito e para os cidadãos que utilizam os serviços jurídicos.

Os modelos preditivos, ao identificar padrões e oferecer previsões do que pode ocorrer, economiza tempo dos advogados e subsidia a tomada de decisões.

Os cidadãos e as empresas que possuem questões trabalhistas judicializadas podem usufruir, inclusive, de outras tecnologias no contencioso trabalhista, como as plataformas de mediação e acordo. Isso traz celeridade e, na maioria dos casos, maior satisfação para ambas as partes.

A tecnologia no contencioso trabalhista pode atuar de forma a organizar a atividade judiciária e advocatícia, auxiliando na tomada de decisões. No entanto, também traz benefícios para cidadãos e empresas que utilizam o Poder Judiciário para resolver suas demandas.

Compartilhe conosco sua experiência com a tecnologia no escritório trabalhista!

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro de Fenalaw lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo revistas digitais, webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar