Fenalaw faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

indicadores-desempenho

Métricas de avaliação para serviços terceirizados no Direito

As métricas e indicadores de desempenho são ferramentas muito importantes para uma gestão responsável. Por meio deles, é possível ter mais informação sobre o andamento dos processos internos de um negócio, o que gera decisões bem fundamentadas.

Quando falamos do serviço terceirizado com escritórios de advocacia e advogados externos à empresa, tais ferramentas conseguem avaliar a eficiência e a eficácia da prestação. Saiba como elas funcionam e como adotar as mais indicadas.

A importância dos indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho são formas de medir a eficácia, a eficiência e a efetividade de uma atividade. A partir de uma interpretação correta deles, é possível antecipar mudanças e sinalizar tendências presentes nos processos internos da equipe, que podem ser otimizados ou corrigidos. Em outras palavras, esses dados permitem a previsão e a prevenção de certas ações.

Marcelo Guedes, Presidente da Associação Brasileira de Jurimetria, e Professor de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, acredita que os indicadores reduzem um conceito social complexo a uma métrica quantitativa para auxiliar na criação e no monitoramento de políticas públicas ou estratégias privadas.

“Comparado com outras áreas da humanidade, como a economia ou a geografia, o direito é historicamente pobre em indicadores, realidade que começou a mudar em tempos recentes. Taxas de congestionamento, de polarização e de dispersão judiciária, indicadores de provimento de recursos e de homologação de acordos começam a fazer parte do dia a dia de gestores jurídicos públicos e privados”, analisa o professor.

Muitos estudiosos consideram os KPIs os termômetros internos de uma empresa ou de um departamento. Eles apontam a produtividade em relação à otimização dos recursos (eficiência na prestação do serviço) e a qualidade na perspectiva da melhoria dos processos (atendimento dos objetivos empresariais e da satisfação do cliente).

Considerando que a aplicação desses indicadores possui íntima relação com a produtividade e com a qualidade, é possível depreender que eles trazem o benefício de fornecer uma visão sistêmica da empresa. O gestor consegue avaliar as falhas e fraquezas, bem como proceder à correção e à melhoria, e o resultado é simples: uma base confiável e sólida para pautar suas decisões e traçar suas estratégias.

E então, quais métricas você adota para avaliar a prestação de serviço terceirizada no seu escritório? Compartilhe sua experiência nos comentários! 

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar