Fenalaw faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Promova inovação social com Legal Design.jpg

Promova inovação social com Legal Design

“Consolidamos a ideia de que o direito é uma ferramenta social que deve estar próximo e não distante das pessoas”, afirma Marina Feferbaum, da FGV

Um diálogo interdisciplinar com advogados, estatísticos e designers para promover soluções coletivas de inovação social. Este é um dos princípios do Legal Design, tema de painel realizado na tarde desta terça (13), no primeiro dia da Fenalaw 4.0 Xperience - Transformando o Setor Jurídico através do Digital, maior plataforma de conteúdo e de negócios do setor da América Latina, que acontece até quinta (15) em formato 100% digital. “Com esta conceito, consolidamos a ideia de que o direito é uma ferramenta social que deve estar próximo e não distante das pessoas”, afirma Marina Feferbaum, professora e coordenadora do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV - Faculdade Getúlio Vargas.

Ao unir tecnologia, direito e design, com o auxílio de recursos como o design thinking e as metodologias ágeis, o conceito coloca o ser humano no centro. “O cliente tem que ser o norte para todas as ações do escritório. O Legal Design permite planejar o atendimento e como o serviço será  prestado, de forma que o advogado se coloca no lugar do cliente. Pensa o passo a passo do que é essencial para ele”, destaca  Victor Cabral Fonseca, especialista em Inovação - Think Future da Tozzini Freire Advogados.

Para Marina, para ser eficiente, é fundamental que o escritório tenha uma equipe multidisciplinar que entenda as dores do cliente. “Um exemplo são as políticas de proteção de dados, que precisam ser visíveis e compreensíveis. O Legal Design é o caminho para oferecer uma ferramenta que favoreça o entendimento e o acesso à justiça”, ressalta. Fonseca reforça: “É importante que esta mudança de paradigma comece nas faculdades de Direito, para que os novos profissionais possam expandir o conceito. 

Para participar -- As inscrições online e gratuitas para a  Fenalaw 4.0 Xperience estão abertas diretamente na plataforma: fenalawxperience.com.br

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro de Fenalaw lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo revistas digitais, webinars, whitepapers e muito mais.

TAG: Gestão
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar