Por Cindia Moraca*
A tecnologia é hoje a maior aliada da advocacia e fazer uso das ferramentas digitais, para otimizar a atuação profissional, é o que define o advogado 4.0.
Entre softwares, aplicativos e plataformas que fomentam e auxiliam o trabalho, as redes sociais, sem dúvida, viabilizam a comunicação simples, rápida e eficaz, facilitando a presença no meio digital e permitindo ao advogado publicizar seu trabalho e seu conhecimento, sempre respeitando as regras do Código de Ética da Advocacia.
Esse “ver e ser visto” nas mídias sociais é uma construção diária e configura sua Reputação Digital, que é o conjunto de informações e dados compartilhados nos meios digitais e que atestam para o mundo quem somos, como pensamos e em que acreditamos.
"As manifestações em forma de curtidas, posts, comentários, fotos e memes são declarações públicas daquilo com o que você se identifica."
Ainda que nos últimos anos a sociedade e a advocacia estejam passando por uma mudança de paradigmas, o simples ato de replicar uma notícia demonstra o que você endossa, afetando sua Reputação Digital.
Construir sua persona profissional e ter presença digitalé mais do que uma obrigação da advocacia moderna, porém, é fundamental estar atento ao rastro de informações e dados que você oferece diariamente na internet.
Numa consulta simples aos sites e aplicativos de busca on line, o que o seu cliente, seu contratante ou seus parceiros de negócios podem encontrar sobre você, especialmente nas redes sociais?
Todos os dias precisamos repensar a estratégia de uso dessas ferramentas e garantir uma Reputação Digital que valorize sua advocacia e seu futuro profissional.
*Cindia Regina Moraca é Advogada Civilista e Familiarista, Pesquisadora especialista em Reputação Digital e Marketing Jurídico. Presidente da Comissão Especial de Direito das Artes da OABSP, Coordenadora de Mídias Sociais do Movimento Mulheres com Direito.
Leia também: