Fenalaw faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Software para cálculo de processos coletivos

Tecnologia pode agilizar o cálculo para ações coletivas

Empresas do setor desenvolvem soluções tecnológicas para facilitar a execução de grande número de cálculos trabalhistas

De acordo com o Tribunal Superior do Trabalho (TST), em 2018 as Varas do Trabalho receberam mais de 1,7 milhões de processos. Em 2017, segundo o Conselho Nacional de Justiça, ingressaram na Justiça do Trabalho e Federal mais de 15 mil ações coletivas. Com isso, é esperado que a demanda dos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos seja caótica, em meio a tantas ações em andamento.

Dentro desse âmbito da Justiça do Trabalho, é da competência dessas áreas também a execução das ações coletivas. Esse tipo de processo representa diversas ações individuais trabalhistas na mesma causa.

Ou seja, o objetivo é o de acelerar o processo judiciário. Porém, por outro lado, reunir todas as informações necessárias, e calcular a ação e os valores, não é uma tarefa fácil para os profissionais do Direito. Isso porque a demanda das tarefas diárias já é exaustiva. O processo na execução dos cálculos de ações coletivas também.

Tecnologia que otimiza

Para que os cálculos em processos coletivos tenham um custo razoável e celeridade em sua execução, é necessário o emprego de tecnologia. Softwares especializados permitem importação de dados, processamento automático, demonstrativos sintéticos e analíticos.

“É preciso calcular corretamente o que se deve a cada um dos reclamantes no processo, seja em cálculos para provisionamentos, acordos ou liquidações de processos faz uma enorme diferença na soma geral de todo o processo” explica Antonio Carlos Alvim de Macedo, diretor da Macdata. A empresa está há mais de 25 anos desenvolvendo softwares.

Macedo também explica que o time de atendimento não deve estar preso apenas no tecnicismo jurídico. "Nossos analistas são multidisciplinares e isso garante uma eficiência maior no processo pleno dos cálculos plúrimos. Estamos preparados para realizar cálculos jurídicos em grandes volumes com segurança e precisão”, aponta. 

Desde a inserção dos dados até o processamento final, todos os cálculos realizados pela equipe da empresa sofrem um acompanhamento altamente tecnológico. Isso significa que a partir de uma única análise e um único processamento é possível gerar um cálculo plúrimo com todos os relatórios individualizados, por reclamante, facilmente compreendidos e já consolidados com todos os impostos que devam ser recolhidos.

Todos os cálculos para processos coletivos realizados pela Macdata são preservados em banco de dados próprio. Ou seja, podem ser reprocessados e atualizados a qualquer momento, em razão de evolução processual ou realização de acordo.

Saiba mais sobre como a tecnologia afeta o setor jurídico nesse material exclusivo!

cred_970x90.gif

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar