Fenalaw faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Vantagens da mediação na resolução de conflitos

 

O Conselho Nacional de Justiça, em seu último relatório, constatou que um processo judicial pode tramitar por um período superior a 7 anos.

A conhecida morosidade do Poder Judiciário Brasileiro é um dos grandes problemas da Justiça, e ela se dá por muitos motivos, como o baixo número de servidores e magistrados, o alto número de “aventuras judiciais” e a burocracia do processo civil. São 30 milhões de novos casos a cada ano.

A mediação é um método de solução consensual de conflitos em que as partes têm o protagonismo na solução do problema. O auxílio de um mediador neutro e capacitado serve para ajudá-las a identificar seus interesses por trás das posições assumidas. O resultado da mediação é o “ganha-ganha”.

Lei de Mediação

A Lei nº 13.140/2015, ou Lei de Mediação, também demonstra a importância que nossos legisladores têm dado aos meios alternativos de solução de conflitos. Ela trata sobre os princípios da mediação, os mediadores, o procedimento e, inclusive, a autocomposição de conflitos em que uma das partes é pessoa jurídica de direito público.

Para o Procurador Federal, “com essa Lei, ficou mais claro o regime jurídico aplicável ao procedimento de mediação, inclusive com relação à diferenciação entre mediação judicial e extrajudicial e quanto à validade jurídica do termo produzido ao final do procedimento”.

No vídeo acima, você confere as vantagens da mediação na resolução de conflitos e tem mais informações sobre o tema. Assista!

método de solução consensual de conflitos

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar